Características de saúde estão correlacionadas com o desempenho de estudantes em testes padronizados?

Autores

Palavras-chave:

Saúde. Educação. Desempenho escolar.

Resumo

A importância da educação para o desenvolvimento econômico e social de um país é consenso nas literaturas nacional e internacional. Devido a isso, conhecer quais fatores estão correlacionados e podem, em alguma medida, ter impacto no desempenho educacional, é uma ação necessária e tem sido pauta de discussão entre pesquisadores em todo o mundo todo. No Brasil, o impacto da saúde na educação é um assunto pouco estudado, possivelmente em virtude de dois fatores, a ausência de base de dados com informações detalhadas sobre o tema e problemas de endogeneidade, os quais surgem quando há uma tentativa de mensurar esse efeito. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi estimar a correlação entre características de saúde e o desempenho médio em Português e Matemática dos estudantes da 8ª série/9ºano das escolas públicas das capitais brasileiras e do Distrito Federal. Para tal, foram estimados modelos de mínimos quadrados ordinários com base na PeNSE 2009 e 2012 e nas Provas Brasil de 2009 e de 2011. O estudo mostrou que a prática de atividade física igual ou superior a 300 min por semana tem correlação positiva com o desempenho em Português e em Matemática; revelou ainda que ter sido agredido por algum adulto da família tem correlação negativa com o desempenho em ambas as disciplinas; outra evidência, comer frutas cinco vezes ou mais por semana está positivamente correlacionado à performance em Matemática.

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Biografia do Autor

Denize Mirian da Silva

Economista. Doutoranda m Economia Aplicada na Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FEARP-USP). Mestre em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7977-281X

Darcy Ramos da Silva Neto

Economista. Doutorando m Economia Aplicada na Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FEARP-USP). Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4864-8167

Éder de Souza Beirão

Administrador. Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4379-9345

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

Mirian da Silva, D. ., Ramos da Silva Neto, D. ., & de Souza Beirão, Éder . (2021). Características de saúde estão correlacionadas com o desempenho de estudantes em testes padronizados?. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 18(32), 256-272. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/9493

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Artigos