O sentido de liberdade no período que circunscreve o 13 de maio de 1888: análise semântica de textos publicados no jornal baiano oitocentista O Asteroide (The sense of freedom in the period circumscribing May 13, 1888: semantic analysis of texts published

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v22.15034

Palavras-chave:

Liberdade; Escravidão; Abolição; 13 de Maio de 1888; Semântica do Acontecimento.

Resumo

Relacionado a pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN/UESB), este trabalho analisa o sentido do acontecimento do 13 de maio de 1888, em textos de jornais brasileiros do século XIX. Propomos responder a questão: Como semanticamente se caracteriza a liberdade no acontecimento do 13 de maio de 1888, especificamente em textos de jornais brasileiros, no período que circunscreve a abolição da escravidão? Para tanto, mobilizando pressupostos da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002, 2011), por recorte metodológico, analisamos excertos de dois textos publicados no jornal baiano O Asteroide, que figuram nas edições que circularam no contexto histórico do 13 de Maio, nos dias que precederam a abolição da escravidão pela Lei Áurea, e nos dias imediatamente seguintes. Com base nos dados, demonstra-se que, em tal acontecimento, o funcionamento do sentido de liberdade relaciona-se a aspectos econômicos e políticos do Brasil, priorizando o país em detrimento do escravo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Viana Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Jorge Viana Santos é doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), vinculado ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB). É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos - GPEL (CNPq), do Grupo de Pesquisa Linguagem, Enunciação, Discurso - LED (CNPq), do Grupo de Pesquisa Estudos histórico-gramaticais baseados em redes de corpora digitais anotados (CNPq) e do Grupo de pesquisa Plataforma de Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CNPq). É coordenador, juntamente com a Profa. Cristiane Namiuti (UESB), do Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus (LAPELINC); é pesquisador em rede associado ao LAVIHD, Laboratório Virtual de Humanidades Digitais, da USP. Como pesquisador da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisado Estado da Bahia), coordena o projeto de pesquisa “Corpora digitais de documentos históricos da Imperial Vila da Victoria, atual Vitória da Conquista-Bahia: resgate e preservação do patrimônio linguístico e da memória da escravidão na Bahia” (FAPESB APP0014/2016). Tem experiência na área de Linguística, Semântica, Semiótica, Linguística de Corpus; Memória e Fotografia, atuando nos seguintes temas: escravidão, liberdade, sentido, trabalho, argumentação, enunciação, fotografia, imagem e memória.

Ana Paula dos Reis Couto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

 

Ana Paula dos Reis Couto é Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus (LAPELINC) de 2012 a 2016, tendo colaborado na construção do Corpus DOVic (Documentos Oitocentistas de Vitória da Conquista e região).

 

 

 

Referências

BRASIL. Hemeroteca digital da Blibioteca Nacional. Disponível em: http://hemerotecadigital.bn.br/artigos

COSTA, E. V. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 9. ed. Editora São Paulo: Editora UNESP, 2010.

COSTA, E., V. Da senzala à colônia. 5. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

COUTO, A. P. R. Os sentidos de liberdade no acontecimento do 13 maio de 1888: uma análise de jornais brasileiros do século XIX à luz da Semântica do Acontecimento. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017. Orientador: Jorge Viana Santos.

FERRAZ, L. A. N. A designação da palavra senhor: uma análise semântica do senhorio brasileiro na escravidão e sua continuidade no pós-abolição. Orientador: Jorge Viana Santos. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da conquista, 2014.

GUIMARÃES, E. A Enumeração: Funcionamento enunciativo e Sentido. Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, Unicamp, v. 1, n. 51, p. 49-68, 2009.

GUIMARÃES, E. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.

GUIMARÃES, E. Domínio semântico de determinação. In: GUIMARÃES, E.; MOLLICA, M.C. A palavra. Forma e sentido. Campinas, Pontes. 2007.

GUIMARÃES, E. História da Semântica – sujeito, sentido e gramática no Brasil. Campinas, Pontes, 2004.

GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas, Pontes, 2002.

MACHADO, C.P. Política e sentidos da palavra preconceito: uma história no pensamento social brasileiro na primeira metade do século XX. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Campinas, 2011.

NABUCO, J. O Abolicionismo. Brasília: Editora da UnB, 2003. Edição original: 1883.

NEVES, L., M., B.; MACHADO, H., F. O Império do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

QUEIROZ, S., R. A abolição da escravidão. São Paulo: Brasiliense, 1999.

SANTOS, J. V. Liberdade na escravidão: uma abordagem semântica do conceito de liberdade em cartas de alforria. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, Campinas, 2008. Orientadora: Mónica Zoppi-Fontana.

Downloads

Publicado

2024-08-17

Como Citar

SANTOS, J. V.; COUTO, A. P. dos R. O sentido de liberdade no período que circunscreve o 13 de maio de 1888: análise semântica de textos publicados no jornal baiano oitocentista O Asteroide (The sense of freedom in the period circumscribing May 13, 1888: semantic analysis of texts published. Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 22, p. e15034 , 2024. DOI: 10.22481/el.v22.15034. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/15034. Acesso em: 2 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)