El sentido de libertad en el período que circunscribe el 13 de Mayo de 1888: análisis semántico de textos publicados en el periódico bahiano O Asteroide en el Siglo XIX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v22.15034

Palabras clave:

Libertad; Esclavitud; Abolición; 13 de mayo de 1888; Semántica del Evento.

Resumen

Relacionado con la investigación de maestría desarrollada en el Programa de Posgrado en Lingüística (PPGLIN/UESB), el presente trabajo busca analizar el significado del evento del 13 de mayo de 1888, en textos de periódicos brasileños del siglo XIX. Proponemos responder a la pregunta: ¿Cómo se caracteriza semánticamente la libertad en el evento del 13 de mayo de 1888, específicamente en los textos periodísticos brasileños, en el período que circunscribe la abolición de la esclavitud? Para ello, movilizando supuestos de la Semántica del Evento (GUIMARÃES, 2002, 2011), auxiliados por elementos de la Historia/historiografía, analizamos aquí, por corte metodológico, extractos de dos textos publicados en el diario bahiano O Asteroide, y que aparecen en las ediciones del periódico que circularon en el contexto histórico del 13 de mayo, concretamente en los días inmediatamente anteriores a la abolición legal de la esclavitud por la Lei Áurea, y en los días inmediatamente posteriores. Con base en el análisis de los datos, se muestra que, en tal evento, el funcionamiento del sentido de libertad está relacionado con aspectos económicos y políticos de Brasil, priorizando el país sobre el esclavo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Viana Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Jorge Viana Santos é doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), vinculado ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB). É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos - GPEL (CNPq), do Grupo de Pesquisa Linguagem, Enunciação, Discurso - LED (CNPq), do Grupo de Pesquisa Estudos histórico-gramaticais baseados em redes de corpora digitais anotados (CNPq) e do Grupo de pesquisa Plataforma de Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CNPq). É coordenador, juntamente com a Profa. Cristiane Namiuti (UESB), do Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus (LAPELINC); é pesquisador em rede associado ao LAVIHD, Laboratório Virtual de Humanidades Digitais, da USP. Como pesquisador da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisado Estado da Bahia), coordena o projeto de pesquisa “Corpora digitais de documentos históricos da Imperial Vila da Victoria, atual Vitória da Conquista-Bahia: resgate e preservação do patrimônio linguístico e da memória da escravidão na Bahia” (FAPESB APP0014/2016). Tem experiência na área de Linguística, Semântica, Semiótica, Linguística de Corpus; Memória e Fotografia, atuando nos seguintes temas: escravidão, liberdade, sentido, trabalho, argumentação, enunciação, fotografia, imagem e memória.

Ana Paula dos Reis Couto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

 

Ana Paula dos Reis Couto é Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Foi pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus (LAPELINC) de 2012 a 2016, tendo colaborado na construção do Corpus DOVic (Documentos Oitocentistas de Vitória da Conquista e região).

 

 

 

Citas

BRASIL. Hemeroteca digital da Blibioteca Nacional. Disponível em: http://hemerotecadigital.bn.br/artigos

COSTA, E. V. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 9. ed. Editora São Paulo: Editora UNESP, 2010.

COSTA, E., V. Da senzala à colônia. 5. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

COUTO, A. P. R. Os sentidos de liberdade no acontecimento do 13 maio de 1888: uma análise de jornais brasileiros do século XIX à luz da Semântica do Acontecimento. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017. Orientador: Jorge Viana Santos.

FERRAZ, L. A. N. A designação da palavra senhor: uma análise semântica do senhorio brasileiro na escravidão e sua continuidade no pós-abolição. Orientador: Jorge Viana Santos. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da conquista, 2014.

GUIMARÃES, E. A Enumeração: Funcionamento enunciativo e Sentido. Caderno de Estudos Linguísticos. Campinas, Unicamp, v. 1, n. 51, p. 49-68, 2009.

GUIMARÃES, E. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.

GUIMARÃES, E. Domínio semântico de determinação. In: GUIMARÃES, E.; MOLLICA, M.C. A palavra. Forma e sentido. Campinas, Pontes. 2007.

GUIMARÃES, E. História da Semântica – sujeito, sentido e gramática no Brasil. Campinas, Pontes, 2004.

GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas, Pontes, 2002.

MACHADO, C.P. Política e sentidos da palavra preconceito: uma história no pensamento social brasileiro na primeira metade do século XX. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Campinas, 2011.

NABUCO, J. O Abolicionismo. Brasília: Editora da UnB, 2003. Edição original: 1883.

NEVES, L., M., B.; MACHADO, H., F. O Império do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

QUEIROZ, S., R. A abolição da escravidão. São Paulo: Brasiliense, 1999.

SANTOS, J. V. Liberdade na escravidão: uma abordagem semântica do conceito de liberdade em cartas de alforria. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, Campinas, 2008. Orientadora: Mónica Zoppi-Fontana.

Publicado

2024-08-17

Cómo citar

SANTOS, J. V.; COUTO, A. P. dos R. El sentido de libertad en el período que circunscribe el 13 de Mayo de 1888: análisis semántico de textos publicados en el periódico bahiano O Asteroide en el Siglo XIX. Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 22, p. e15034 , 2024. DOI: 10.22481/el.v22.15034. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/15034. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a