Language acquisition in the dialogical-discursive perspective: analysing the data of two children

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12075

Keywords:

Language Acquisition; Dialogical-discursive approach; Child; Humor; Argumentation.

Abstract

Departing from a dialogical-discursive approach, Bakhtinian-based, in this text we intend, from the data of two Brazilian children, who communicate through different modalities - one vocally (hearing child), the other, by signs (deaf child, user of LIBRAS) -, reflect on theoretical and methodological issues, continuing the discussions undertaken in a previous work (DEL RÉ, HILÁRIO, VIEIRA, 2021). In the data cited above, the linguistic resources used to argue and give a humorous tone to the scenes, combined with other elements of the enunciative situations that involve dialogue, culture, discursive memory and interaction, they are brought in order to draw a panorama with the analytical possibilities, allowing us to observe the discursive movements involved in the relationship that children establish with the language, in the meanings that are established in the tension between subject and otherness.

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Author Biographies

Alessandra Del Ré, Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCLAr/Brasil)

Alessandra Del Ré –Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X /MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor, e em 2017 e 2019/2020 atuou como Professora Visitante na Université Paul Valéry (Montpellier 3). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos temas que envolvem o humor infantil e o bilinguismo, ambos dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com a Université Paris 3 e a Université de Montpellier 3. É pesquisadora do CNPq (Nível 2) e líder dos Grupos NALingua (CNPq) e GEALin (UNESP). Atualmente, é coordenadora da rede “Linguagem na infância e subjetividade: fala e escrita em contexto de aquisição e ensino/aprendizagem” CAPES/Print (UNESP); vice-coordenadora do GT Aquisição da linguagem oral e escrita, na ANPOLL e membro da Comissão de Aquisição da Linguagem da ABRALIN.

Alessandra Jacqueline Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/ Brasil)

Alessandra Jacqueline Vieira é professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Araraquara, com estágio de doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (Bolsista CAPES. Graduada em Letras, com habilitação em língua Italiana (Bacharelado e Licenciatura), com diploma obtido na Unesp (FCLAr). Estuda a aquisição da linguagem, especificamente os fenômenos do humor e da argumentação em crianças ouvintes e surdas.

 

 

 

Rosângela Nogarini Hilário, Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCLAr/Brasil

Rosângela Nogarini Hilário é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/FCLAr, com estágio de doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, graduada em Pegagogia pela mesma universidade e pós-doutora em Educação e Saúde pela UNIFESP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição de Linguagem e Educação em uma perspectiva dialógico-discursiva, nos seguintes temas: aquisição do plural nominal; relações entre a produção vocal e o gesto de apontar; co-construção de sentidos em sala de aula. Atualmente, desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado na UNESP/FCLAr sobre a aquisição do plural nominal por uma criança portuguesa, buscando semelhanças e diferenças entre a aquisição do português brasileiro e do português europeu.

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Published

2022-12-30

How to Cite

DEL RÉ, A. .; VIEIRA, A. J. .; HILÁRIO, R. N. Language acquisition in the dialogical-discursive perspective: analysing the data of two children . Language Studies, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 171-194, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12075. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12075. Acesso em: 22 jul. 2024.

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