Adquisición del lenguaje en la perspectiva dialógico-discursiva: analizando los datos de dos niños

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v20i1.12075

Palabras clave:

Adquisición del lenguaje; Perspectiva dialógico-discursiva; Niño; Humor; Argumentación.

Resumen

Partiendo de una perspectiva dialógico-discursiva, con base bajtiniana, pretendemos en este texto, a partir de los datos de dos niños brasileños, que se comunican a través de diferentes modalidades: una vocalmente (niño oyente), la otra por signos (niño sordo, usuario de LIBRAS) -, reflexionar sobre cuestiones teóricas y metodológicas, en la continuidad de las discusiones emprendidas en un trabajo anterior (DEL RÉ, HILÁRIO, VIEIRA, 2021). En los datos en cuestión, los recursos lingüísticos utilizados para argumentar y dar un tono humorístico a las escenas, combinados con otros elementos de las situaciones enunciativas que involucran el diálogo, la cultura, la memoria discursiva y la interacción, se acercan para trazar un panorama con las posibilidades analíticas, permitiéndonos observar los movimientos discursivos involucrados en la relación que los niños establecen con el lenguaje, en los sentidos que se establecen en la tensión entre sujeto y alteridad.

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Biografía del autor/a

Alessandra Del Ré, Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCLAr/Brasil)

Alessandra Del Ré –Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X /MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor, e em 2017 e 2019/2020 atuou como Professora Visitante na Université Paul Valéry (Montpellier 3). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos temas que envolvem o humor infantil e o bilinguismo, ambos dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com a Université Paris 3 e a Université de Montpellier 3. É pesquisadora do CNPq (Nível 2) e líder dos Grupos NALingua (CNPq) e GEALin (UNESP). Atualmente, é coordenadora da rede “Linguagem na infância e subjetividade: fala e escrita em contexto de aquisição e ensino/aprendizagem” CAPES/Print (UNESP); vice-coordenadora do GT Aquisição da linguagem oral e escrita, na ANPOLL e membro da Comissão de Aquisição da Linguagem da ABRALIN.

Alessandra Jacqueline Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/ Brasil)

Alessandra Jacqueline Vieira é professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Araraquara, com estágio de doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (Bolsista CAPES. Graduada em Letras, com habilitação em língua Italiana (Bacharelado e Licenciatura), com diploma obtido na Unesp (FCLAr). Estuda a aquisição da linguagem, especificamente os fenômenos do humor e da argumentação em crianças ouvintes e surdas.

 

 

 

Rosângela Nogarini Hilário, Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCLAr/Brasil

Rosângela Nogarini Hilário é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/FCLAr, com estágio de doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, graduada em Pegagogia pela mesma universidade e pós-doutora em Educação e Saúde pela UNIFESP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição de Linguagem e Educação em uma perspectiva dialógico-discursiva, nos seguintes temas: aquisição do plural nominal; relações entre a produção vocal e o gesto de apontar; co-construção de sentidos em sala de aula. Atualmente, desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado na UNESP/FCLAr sobre a aquisição do plural nominal por uma criança portuguesa, buscando semelhanças e diferenças entre a aquisição do português brasileiro e do português europeu.

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

DEL RÉ, A. .; VIEIRA, A. J. .; HILÁRIO, R. N. Adquisición del lenguaje en la perspectiva dialógico-discursiva: analizando los datos de dos niños. Estudios del lenguaje, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 171-194, 2022. DOI: 10.22481/el.v20i1.12075. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12075. Acesso em: 22 jul. 2024.

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