O JEJUM NACIONAL

UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE OS EFEITOS DE SENTIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.10912

Palavras-chave:

Discurso; Jejum nacional; Propaganda.

Resumo

Este artigo segue os princípios teórico-metodológicos da Análise do Discurso Materialista (ADM), a fim de analisar a propaganda sobre o jejum nacional, que foi disseminado na mídia brasileira por lideranças evangélicas com o aval do então presidente da República Jair Messias Bolsonaro. Considerando o discurso midiático como um mecanismo de grande influência social que produz diversos efeitos de sentido, a análise que se propõe objetiva compreender os efeitos de sentido produzidos na proposta do jejum nacional. Assim, apoiamos as discussões em Barbosa Silva (2017, 2021), Florêncio et al. (2009), Maldidier (2014), Orlandi (2011, 2012, 2015), Pêcheux (2014, 2015), entre outros. Os sentidos presentes na propaganda do jejum nacional apontam para não apenas informar a necessidade de um rito religioso, mas também apresentam uma posição ideológica dentro das relações de classes, principalmente, em favor de interesses econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Barbosa Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor do NEAD na Universidade de Pernambuco (UPE).

Max Silva da Rocha, Universidade Federal do Piauí

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente colaborar do curso de Letras/Português da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Palmeira dos Índios).

Referências

A BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. 2. ed. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. 896p. Velho Testamento e Novo Testamento.

BARBOSA SILVA, Samuel. A mulher no discurso da publicidade e os efeitos de sentido para promoção do capital. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.

BARBOSA SILVA, Samuel. O discurso sobre a regulamentação do trabalho doméstico assalariado no Brasil: atravessamentos de classe, gênero e raça. 2021. 300 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1979.

CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 15. ed. São Paulo: Ática, 2002.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. Pêcheux, nossa bússola inspiradora. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 9., 2016. Porto Alegre. Anais... Caçador, SC, 2016.

FLORÊNCIO, Ana Maria Gama et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Maceió: EDUFAL, 2009.

GRIGOLETTO, Evandra; GALLI, Fernanda. Discursividades online: o processo de (des) identificação pelas hashtags. SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO. Anais do IX SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso [recurso eletrônico] – Recife: UFPE, 2019.

MALDIDIER, Denise. Elementos para uma história da análise do discurso na França. In.: ORLANDI, Eni et al. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

MELO, Mônica Santos de Souza. Considerações sobre o domínio de prática discursiva religioso. In: MELO, M. S. S. Reflexões sobre o discurso religioso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras da UFMG, 2017.

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: SP: Pontes Editores, 2011.

ORLANDI, Eni. Discurso e texto: formulação e circulação de sentidos. Campinas/SP: Pontes Editores, 2012.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. São Paulo:

Pontes Editores, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Campinas/SP: Pontes, 1988.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni Pucinelli Orlandi, Lorenço Chacon J. Filho, Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Silvana M. Serrani. Campinas/SP: Editora Unicamp, 2014.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In.: ACHARD, Pierre. et al. Papel da Memória. Campinas/SP: Pontes Editores, 2015.

RANGEL, Heder Cleber de Castro. Nossos comerciais, por favor!: Uma análise discursiva sobre a linguagem publicitária. Curitiba, PR: CRV, 2016.

ROCHA, Max Silva da. As práticas argumentativas de oradores religiosos cristãos do agreste alagoano.2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Barbosa Silva, S., & Rocha, M. S. da. (2023). O JEJUM NACIONAL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE OS EFEITOS DE SENTIDO. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.10912

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados