DA TRISTEZA DOS MÓVEIS: AUTORIA FEMININA E REPRESENTAÇÃO DOS OBJETOS EM KÉTALA, DE FATOU DIOME

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11272

Palavras-chave:

Autoria feminina; Condição feminina; Fatou Diome; Questão LGBTQIAP ; Representação.

Resumo

A produção literária senegalesa de autoria feminina assume um caráter recente, tendo em vista que as primeiras obras datam de 1970. Destarte, na contemporaneidade, o nome de Fatou Diome figura entre as principais escritoras que aborda, em seus livros, temas como a condição das mulheres, o racismo e questão diaspórica. Contudo, em Kétala, romance de 2006 e traduzido para o português em 2008, a autora traz temas considerados caros para o Senegal: a homossexualidade e a transexualidade, já que, no país, a questão LGBTQIAP+ é criminalizada. Com isso, o seguinte artigo visa problematizar como a autoria feminina senegalesa é vista, a partir da produção literária de Fatou Diome. Além disto, destaca-se, também, como os móveis, objetos e utensílios, responsáveis pela narração da história, são representados e representantes por revelar algumas problemáticas presentes no Senegal, como a já citada questão da autoria feminina, a condição das mulheres e como o romance aborda, de modo ousado, a questão homo/transexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Nunes de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Letras (Estudos Africanos e Afro-brasileiros) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Linguagem & Ensino (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Vanessa Neves Riambau , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em  Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professora da Universidade da Costa Rica (UCR) pelo programa Leitorado, tendo ministrado aulas de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira para hispano hablantes. Foi Professora Adjunta da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) entre 2011 e 2012. Atualmente, coordena o Grupo GeÁfricas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua como Professora Associada na graduação e na pós-graduação. Integra também o CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, vinculado à Universidade de Lisboa. No ano de 2017 concluiu seu pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, sob a orientação da Profª Drª Ana Mafalda Leite, sobre a formação do cânone literário em Moçambique.

Referências

DIOME, Fatou. Kétala. Lisboa: Europress, 2008. Tradução de Rita Bueno Maia.

DUARTE, Zuleide. Dizibilidades africanas: palavras de mulher. In: DUARTE, Zuleide. Outras Áfricas: elementos para uma literatura da África. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2012. p. 77-84.

FONSECA, Maria Nazareth Soares. Projetos literários em autoria feminina. In: Literaturas africanas de Língua Portuguesa: mobilidades e trânsitos diaspóricos. Belo Horizonte: Nandyala, 2015. p. 101-116.

KILOMBA, Grada. Quem pode falar?: falando no centro, descolonizando o conhecimento. In: Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. p. 47-70.

MACEDO, Tânia. Estas mulheres cheias de prosa: a narrativa feminina na África oficial de língua portuguesa. In: LEÃO, Ângela Vaz (org). Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003. p. 155-168.

Abraham A. Teoria dos Objetos. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1981. Tradução de Luiza Lobo.

SAMB, Fatime. Entre religião e poligamia: uma leitura a partir do romance une si longue lettre, de Mariama Bâ. In: GOMES, Patrícia Godinho; FURTADO, Cláudio Alves (orgs). Encontros e desencontros de lá e de cá do Atlântico: mulheres africanas e afro-brasileiras em perspectiva de gênero. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 89-112.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa.

STEARNS, Peter N. História das relações de gênero. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018. Tradução de Mirna Pinsky.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Nunes de Souza, R., & Neves Riambau , V. . (2023). DA TRISTEZA DOS MÓVEIS: AUTORIA FEMININA E REPRESENTAÇÃO DOS OBJETOS EM KÉTALA, DE FATOU DIOME. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11272