MANIFESTOS DO POETA ROBERTO PIVA
Palavras-chave:
Manifestos; Poesia brasileira; Poesia contemporânea; Roberto Piva.Resumo
Os manifestos publicados por Roberto Piva (1937-2010) são essenciais para a leitura de sua poesia, uma vez que possibilitam um melhor entendimento e contextualização do que seriam algumas de suas “soluções poéticas” em sua produção literária. Os quatro pequenos textos que compõem Os que viram a carcaça (“O Minotauro dos minutos”, “Bules, bílis e bolas”, “A máquina de matar o tempo” e “A catedral da desordem”) constituem os primeiros manifestos publicados pelo poeta no ano de 1962 e definem uma fase heroica ou de guerra, inicial, certamente distinta e passível de ser assim definida porque surge baseada num “sistema de oposições” (expressão de Alcir Pécora) também presente em sua poesia. A leitura atenta destes manifestos fornece ao leitor o contato com aspectos importantes de uma linguagem individual e transgressora construída com base em referências importantes da literatura nacional e mundial.
Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald de. Obras completas - Vol. VI (Do Pau Brasil à Antropofagia e às Uto-pias). Rio de Janeiro: Civilização, 1973.
CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1993.
_____. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
FINAZZI-AGRÒ, Ettore. “Habitar a Modernidade: A Reinvenção do Tempo no Futuris-mo Italiano e no Modernismo Brasileiro”. In: Brasil/Itália: vanguardas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
INSTITUTO MOREIRA SALLES (Rio de Janeiro). “Arquivo Roberto Piva”. Fundo Ro-berto Piva – Produção Intelectual 1, 2.
LAUTRÉAMONT, Conde de. Os cantos de Maldoror: poesia: cartas: obra completa. Tradução Claudio Willer 2ª edição. São Paulo: Iluminuras, 2005.
MENDONÇA, Antonio Sérgio. Poesia de vanguarda no Brasil. De Oswald de Andrade ao Concretismo e o poema-processo. Petrópolis: Vozes, 1970.
PIVA, Roberto. Roberto Piva – Encontros. Organização Sérgio Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.
_____. Estranhos sinais de Saturno. Obras Reunidas: Volume 3. Alcir Pécora (Org.). Posfácio de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Globo, 2008.
_____. Mala na mão & asas pretas. Obras Reunidas: Volume 2. Alcir Pécora (Org.). Posfácio de Eliane Robert Moraes. São Paulo: Globo, 2006.
_____. “O Jogo Gratuito da Poesia (Todo poeta é marginal, desde que foi expulso da Re-pública de Platão)”. Publicado em 28 de fevereiro de 1982. Folha de São Paulo, Caderno Fo-lhetim, p. 5.
_____. Um estrangeiro na legião. Obras Reunidas. Volume 1. Alcir Pécora (Org.). Posfácio de Claudio Willer. São Paulo: Globo, 2005.
TELES, Gilberto M. Vanguarda europeia & modernismo brasileiro. 19. ed., Petrópolis, RJ: Vo-zes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.