PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE EMI EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11298

Palavras-chave:

Inglês como Meio de Instrução, Ensino de Língua Inglesa, Educação Superior, Internacionalização em casa

Resumo

Este trabalho visa investigar visões de alunos brasileiros sobre o Inglês como Meio de Instrução (EMI) a partir de um período pré-implementação, a fim de que seu interesse, suas necessidades linguísticas e pedagógicas, preocupações e sugestões possam ser identificadas. Por meio de um questionário online, identificamos um interesse expressivo em EMI, associado a preocupações sobre suporte linguístico e a preferência por regulação flexível, considerando os interesses e necessidades de cada área e departamento. A maioria compreende o EMI como uma oportunidade para se preparar para mobilidade ou de compensar essa experiência para aqueles que não têm a possibilidade de investir nela. Os resultados contribuem com a avaliação da viabilidade do EMI e de uma política linguística informada do suporte linguístico requerido, da formação profissional e regulação de oferta.

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Biografia do Autor

Gabriel Salinet Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Letras: Inglês e Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2019) e discente do curso de Mestrado em Letras da UFSM, na área de Estudos Linguísticos e na Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social. Participou como Professor-bolsista do programa Idiomas sem Fronteiras, na área de Língua Inglesa (IsF), no NucLi-UFSM, em duas oportunidades (2018 e 2019). Atuou como tutor de Língua Inglesa no Projeto Línguas no Campus (LINC), vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (2017-2019). Trabalhou como professor de inglês, em caráter voluntário (através da AIESEC), na Misr Public Library - Damietta (Damietta, Egito). Tem experiência na área de cursos privados de Língua Inglesa na Up Idiomas - Santa Maria (2020-2021). Atua na área de Letras, com ênfase em Línguas Adicionais e Linguística Aplicada. Tem por interesse de pesquisa Inglês como Meio de Instrução (EMI), uso de línguas adicionais no contexto universitário e produção e análise de materiais didáticos.

Juliana Michelon Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Graciela Rabuske Hendges, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSMdoutorado em Linguística Aplicada e Inglês (2008), Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil, com ano sanduíche em 2006 na University of New South Wales, Sydney, Austrália.Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSMdoutorado em Linguística Aplicada e Inglês (2008), Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil, com ano sanduíche em 2006 na University of New South Wales, Sydney, Austrália.

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Rodrigues, G. S., Ribeiro, J. M., & Rabuske Hendges, G. (2023). PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE EMI EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11298