ESTRANHAS HARMONIAS
A VIDA, A MORTE E O TEMPO NA LINGUAGEM DRAMATÚRGICA DE FRANTZ FANON
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12262Palavras-chave:
Frantz Fanon; Vida; Morte; Tempo.Resumo
Este artigo tece uma análise dos escritos dramatúrgicos de Frantz Fanon (1925-1961) – as peças Mãos paralelas e O olho se afoga – dentro do conjunto geral de sua obra e a partir do seu contexto de produção, focando nos temas da vida, morte e tempo. Nosso argumento é de que as suas temáticas e estética oferecem novas chaves para a compreensão do pensamento fanoniano e para a interrogação de questões humanas tão universais quanto contemporâneas em sua urgência sociopolítica. Pretendemos fomentar a discussão sobre esses textos, ainda pouco lidos e discutidos dentro das pesquisas sobre Fanon, mas plenos de possibilidades para outros realinhamentos de sua crítica. As leituras intencionalmente fragmentárias realizadas aqui se intencionam servir como um ponto de partida para a mobilização da obra fanoniana como um instrumento vital para a compreensão e enfrentamento das realidades coloniais e racistas atuais.
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