ESTRANHAS HARMONIAS

A VIDA, A MORTE E O TEMPO NA LINGUAGEM DRAMATÚRGICA DE FRANTZ FANON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12262

Palavras-chave:

Frantz Fanon; Vida; Morte; Tempo.

Resumo

Este artigo tece uma análise dos escritos dramatúrgicos de Frantz Fanon (1925-1961) – as peças Mãos paralelas e O olho se afoga – dentro do conjunto geral de sua obra e a partir do seu contexto de produção, focando nos temas da vida, morte e tempo. Nosso argumento é de que as suas temáticas e estética oferecem novas chaves para a compreensão do pensamento fanoniano e para a interrogação de questões humanas tão universais quanto contemporâneas em sua urgência sociopolítica. Pretendemos fomentar a discussão sobre esses textos, ainda pouco lidos e discutidos dentro das pesquisas sobre Fanon, mas plenos de possibilidades para outros realinhamentos de sua crítica. As leituras intencionalmente fragmentárias realizadas aqui se intencionam servir como um ponto de partida para a mobilização da obra fanoniana como um instrumento vital para a compreensão e enfrentamento das realidades coloniais e racistas atuais.

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Biografia do Autor

Deivison Faustino , Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutor em Sociologia (PPGS) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Nicolau Gayão, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Faustino , D. ., & Gayão, N. (2023). ESTRANHAS HARMONIAS: A VIDA, A MORTE E O TEMPO NA LINGUAGEM DRAMATÚRGICA DE FRANTZ FANON. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12262

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados