QUADRINHOS NA ESCOLA

PROPOSTAS DE MULTILETRAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12576

Palavras-chave:

História em quadrinhos; Linguística Aplicada Crítica; Multiletramentos; Quadrinhos.

Resumo

O trabalho com multiletramentos no Ensino Médio configura uma dupla necessidade: atender às normativas da BNCC quanto à modalidade de educação que prevê a formação plena dos estudantes, de forma a prepará-los para a recepção e produção de textos que vão muito além da palavra escrita, além de configurar uma ação coerente com a realidade na qual os estudantes estão inseridos, o que vai ao encontro do que defende a Linguística Aplicada Crítica, que prevê que as ações escolares estejam voltadas para questões práticas e relevantes para a vida da sociedade em geral. Dentre os vários gêneros trabalhados no espaço escolar, visando ao multiletramentos dos estudantes, optamos por investigar o trabalho com o hipergênero ‘quadrinhos’. Propomos, neste artigo, uma pesquisa do tipo ‘estado da arte’, a fim de verificarmos o quanto já se avançou nos estudos pertinentes a essa temática. O referencial teórico ancora-se em autores como Canclini (2019), Jenkins (2009), Rajagopalan (2003), Ramos (2020), Rojo (2012), Vergueiro (2020) e outros. A revisão realizada mostrou que há, por enquanto, poucas publicações acerca da temática pesquisada e que as existentes são bem recentes, o que não causa estranheza, dado o fato de que os quadrinhos eram excluídos do contexto escolar até poucos anos atrás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Bolsista Capes.

Anair Valênia Martins Dias, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Professora Adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Realiza estágio pós-doutoral em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). Coordenadora do GEGDEL-Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas. Membro da American Organization of Teachers of Portuguese-AOTP. Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira-SIPLE.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 14 de dezembro de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernida-de. Trad. Heloísa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2019.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

FANON, Frantz. Por uma revolução africana: textos políticos. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As Pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 29 jul. 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira (org). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.

GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo. Leitura e produção de histórias em quadrinhos: uma proposta de multiletramentos pautada na Gramática do Design Visual e em aulas do Portal do Professor. Orientador(a): Maria Aparecida Resende Ottoni. 2015. 258 f. Disser-tação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlân-dia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16755/1/LeituraProducaoHistorias.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Trad. Susana L. de Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e sig-nificado por meio da mídia propagável. Trad. Patrícia Arnaud. São Paulo: Aleph, 2014.

LOPES, Maria Ailma Ferreira. Práticas de produção de histórias em quadrinhos em contextos de multiletramentos. Orientador(a): Maria Auxiliadora Silva Freitas. 2019. 80f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educa-ção. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/5899/1/Pr%c3%a1ticas%20de%20produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20hist%c3%b3rias%20em%20quadrinhos%20em%20contextos%20de%20multiletramentos.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1. 2022.

MIGNOLO, Walter D. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Grupo A, 2011.

PAULO, Rodrigo. O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como pos-sibilidade no ciclo interdisciplinar. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especia-lização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/18873/1/CT_ELPL_ID_2015_12.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.

PERIN, Cristiane. Multiletramentos e HQ: uma proposta de trabalho com tiras da Mafalda. 2019. 51 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. Disponível em: http://repositorio.upf.br/bitstream/riupf/1739/1/PF2019Cristiane%20Perin.pdf. Aces-so em: 20 jun. 2022.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

RODRIGUES, Monique de Almeida Neves; MENDONÇA; Marina Célia. Histórias em Quadrinhos e multiletramentos: encontros em sala de aula. Revista Linguasagem, São Car-los, v. 40, n. 1, p. 26-46, 2021. Disponível em: https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1373/849. Acesso em: 20 jun. 2022.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTIAGO, Alison Medeiros de Mendonça; JAMIR E SILVA, Liliane Maria. A literatu-ra em quadrinhos e os multiletramentos: uma construção possível na formação do indiví-duo social. Revista FAFIRE, Recife, v. 13, n. 1, p. 67-76, jan./jun. 2020. Disponível em:

SILVA, Aline Rodrigues da; SANTOS, Gabriel Lúcius dos; SOUZA, Claudete Cameschi. Multiletramentos e histórias em quadrinhos: relato de uma prática. Revista de Letras, Curi-tiba, v. 19, n. 24, p. 97-114, mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/4693/3731. Acesso em: 20 jun. 2022.

SILVA, Daiane de Oliveira; NOLL, Matias. Guia prático de fontes de informações para pesqui-sa. Goiânia, GO: Ed. das Autoras, 2020.

SILVA, Renata Lopes da; RICIERI, Francine Fernandes Weiss. Memórias de um Sargen-to de Milícias em HQ e os multiletramentos na escola. Revista Asas da Palavra, vol. 16, n. 2, dez. 2019. Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/view/1922/pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização no Brasil: o Estado do Conhecimento. Brasília: INEP/Santiago: Reduc, 1989.

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (orgs). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Andrade, E. L. de M., & Dias, A. V. M. . (2023). QUADRINHOS NA ESCOLA: PROPOSTAS DE MULTILETRAMENTOS. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12576

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)