QUADRINHOS NA ESCOLA

PROPOSTAS DE MULTILETRAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12576

Palavras-chave:

História em quadrinhos; Linguística Aplicada Crítica; Multiletramentos; Quadrinhos.

Resumo

O trabalho com multiletramentos no Ensino Médio configura uma dupla necessidade: atender às normativas da BNCC quanto à modalidade de educação que prevê a formação plena dos estudantes, de forma a prepará-los para a recepção e produção de textos que vão muito além da palavra escrita, além de configurar uma ação coerente com a realidade na qual os estudantes estão inseridos, o que vai ao encontro do que defende a Linguística Aplicada Crítica, que prevê que as ações escolares estejam voltadas para questões práticas e relevantes para a vida da sociedade em geral. Dentre os vários gêneros trabalhados no espaço escolar, visando ao multiletramentos dos estudantes, optamos por investigar o trabalho com o hipergênero ‘quadrinhos’. Propomos, neste artigo, uma pesquisa do tipo ‘estado da arte’, a fim de verificarmos o quanto já se avançou nos estudos pertinentes a essa temática. O referencial teórico ancora-se em autores como Canclini (2019), Jenkins (2009), Rajagopalan (2003), Ramos (2020), Rojo (2012), Vergueiro (2020) e outros. A revisão realizada mostrou que há, por enquanto, poucas publicações acerca da temática pesquisada e que as existentes são bem recentes, o que não causa estranheza, dado o fato de que os quadrinhos eram excluídos do contexto escolar até poucos anos atrás.

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Biografia do Autor

Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Bolsista Capes.

Anair Valênia Martins Dias, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Professora Adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Realiza estágio pós-doutoral em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). Coordenadora do GEGDEL-Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas. Membro da American Organization of Teachers of Portuguese-AOTP. Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira-SIPLE.

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Andrade, E. L. de M., & Dias, A. V. M. . (2023). QUADRINHOS NA ESCOLA: PROPOSTAS DE MULTILETRAMENTOS. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12576

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados