Império do riso: aspectos do cômico em O Xangô de Baker Street

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v15i1.12688

Palavras-chave:

Humor, Cômico, Jô Soares, O Xangô de Baker Street

Resumo

Este trabalho propõe uma leitura de O Xangô de Baker Street (1995), de Jô Soares, destacando como o texto do escritor brasileiro produz o cômico vinculado a uma série de estratégias, entre elas, a mobilização e a revelação de estereótipos, a sátira social, a representação do grotesco. Para tanto, recorrermos às teorias de Propp (1992), Bergson (1943) e Bakhtin (1993) sobre o riso e suas relações com o contexto social. A ideia é demonstrar como o humor, no romance, produz o questionamento (e a manutenção) de certas hierarquias a partir da ridicularização dos mais distintos personagens, grupos, convenções, atingindo, inclusive, o próprio gênero policial e uma de suas figuras centrais: Sherlock Holmes.

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Biografia do Autor

Fernando Cordeiro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O presente trabalho é resultado de pesquisa realizada com bolsa de fomento da CAPES. E-mail: fhcc2001@hotmail.com.

Referências

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Cordeiro, F. (2024). Império do riso: aspectos do cômico em O Xangô de Baker Street. fólio - Revista De Letras, 15(1), 23-36. https://doi.org/10.22481/folio.v15i1.12688

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados