Gritos no Silêncio: "A Benfazeja", de Guimarães Rosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v15i1.13779

Palavras-chave:

A Benfazeja, Guimarães Rosa, Silêncios, Primeiras estórias, Literatura Brasileira

Resumo

Partindo da premissa de que os silêncios permeiam toda e qualquer espécie artística, objetiva-se neste artigo abordar a questão das construções de silêncio e assinalar algumas possibilidades de sentido que se encontram presentes, sob diversos vieses, no conto ‘A Benfazeja’, que compõe o livro Primeiras estórias, de Guimarães Rosa (1985). A tessitura artística compele o pesquisador a buscar pela essência que repousa em fatos expostos ou encobertos nessa narrativa impregnada de detalhes e informações implícitas. As imagens desenhadas, os fatos, as ações, as reações das personagens e as circunstâncias vivenciadas por elas, acabam por revelar fontes de múltiplos significados que residem na profusão dos silêncios. As discussões ancoram-se em trabalhos relacionados ao silêncio empreendidos por George Steiner (1988), Eni Orlandi (2007), Michele Perrot (2005), Tofalini (2020), entre outros estudiosos. Espera-se contribuir com as pesquisas sobre as ocorrências de silêncio que se apresentam na arte e na vida.

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Biografia do Autor

Luzia Aparecida Berloffa Tofalini, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE); Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo (USP). E-mail: luziatofalini@hotmail.com.

Sheron Keissili dos Santos Tsuchiya, Universidade Estadual de Maringá, Brasil

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEEP), Mestrado em Estudos Literários na Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: sheron_sks@hotmail.com.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Tofalini, L. A. B., & Tsuchiya, S. K. dos S. (2024). Gritos no Silêncio: "A Benfazeja", de Guimarães Rosa. fólio - Revista De Letras, 15(1), 37-56. https://doi.org/10.22481/folio.v15i1.13779

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados