Luamanda: um ensaio sobre a construção do afeto e do feminino negro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.14868

Palavras-chave:

Relações amorosas, Interseccionalidade, Feminismo negro, Luamanda, Conceição Evaristo

Resumo

Este estudo buscou analisar o conto "Luamanda", da autora Conceição Evaristo, com o objetivo de compreender os mecanismos narrativos que interligam discursos sobre as figuras de mulheres negras e os vínculos afetivos que elas vivenciam na sociedade. A análise centra-se no conto "Luamanda", presente no livro Olhos d’água, de 2016, e é fundamentada nas reflexões das intelectuais Teresa de Lauretis (1987), Lélia Gonzalez (2020), Grada Kilomba (2019), bell hooks (2024), Joyce Gonçalves (2015), Adriana Maria de Abreu Barbosa (2011) Fernanda Mendonça e Adriana Maria de Abreu Barbosa (2019) e Carla Akotirene (2019). Os objetivos incluem: analisar a representação do feminino negro na sociedade, explorar as possibilidades de vivência de relações afetuosas para mulheres negras, desmistificar a figura da mulher negra e discutir a importância do autoconhecimento para que mulheres negras possam estabelecer laços afetivos. Para a realização deste estudo, foi utilizada a metodologia de cunho teórico-bibliográfico. Ao ler "Luamanda", reafirmamos a ideia de que a literatura de autoria feminina negra é fundamental para refletir sobre as perspectivas de amor disponíveis para mulheres negras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelvin Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduando em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com previsão de conclusão em 2024. Experiência como PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na UESB, atuando no desenvolvimento de atividades pedagógicas e de pesquisa na área de Letras, com foco em Literatura Brasileira. Concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Gilda Ramos dos Santos em 2019. Interesse especial em estudos literários, com destaque para análise e interpretação de obras da literatura brasileira

Adriana Maria , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduada em Letras pela UERJ(1992), Mestre em Língua Portuguesa pela PUC do Rio (1996) e Doutora em Semiologia pela UFRJ (2001). Pós doutora pelo Programa de Pós -graduação em Letras da UFPE(2015).Professora Plena da Cadeira de Teoria da Literatura no Departamento de Ciências Humanas e Letras(DCHL) da UESB; Coordenadora do Grupo de Pesquisa GELSEXXI(Grupo de estudos em LIteraturas dos séculos XX e XXI ) Atua na docência de Teoria Literária. Pesquisa a literatura de autoria feminina na literatura brasileira moderna e contemporânea , com o viés da Crítica Feminista. Professora do PPGCEL-UESB

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.

EVARISTO, Conceição. Olhos água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

GONZALES, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

HOOKS, bell. Vivendo de amor (2013). Disponível em: https://www.geledes.org.br/vivendo-de-amor/. Acesso em: 04 mai. 2024.

DE LAURETIS, Teresa. A Tecnologia do Gênero (1987).pdf.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogá, 2019.

SILVA, Joyce Gonçalves da. Nós também somos belas. A construção social do corpo e da beleza em mulheres negras. 2015.

EVARISTO, Conceição. Conceição Evaristo: minha escrita é contaminada pela condição de mulher negra. In: Nexo Jornal: 26 Mai 2017. Entrevista concedida a Juliana Domingos de Lima. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/05/26/conceicao-evaristo-minha-escrita-e-contaminada-pela-condicao-de-mulher-negra>. Acesso em: 09 de mai. de 2024.

MENDONÇA, Fernanda de Quadros Carvalho; BARBOSA, Adriana Maria de Abreu. Luamanda e suas “sete faces”: um olhar sobre o conto “Luamanda” de Conceição Evaristo. In: fólio - Revista de Letras, v. 11, n. 1, 2019.

MOURA, Ivanildes. Azire, a princesinha de Aruanda (2014)

MUSEU DO AMANHÃ. Olhos d'Água. In: Clube de Leitura do Museu do Amanhã. Disponível em: <https://museudoamanha.org.br/pt-br/clube-de-leitura-do-museu-do-amanha-olhos-dagua#:~:text=Pela%20obra%20%E2%80%9COlhos%20d'%C3%81gua,desde%20que%20ela%20foi%20criada.>. Acesso em: 09 de mai. de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

Barbosa, K., & Maria , A. . (2024). Luamanda: um ensaio sobre a construção do afeto e do feminino negro. fólio - Revista De Letras, 15(2), 241-254. https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.14868

Edição

Seção

NASCENTES