A Neca de Amara Moira: uma voz Pajubeyra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.15314

Palavras-chave:

Adriana Cavarero, Amara Moira, Expressão vocal, Pajubá, Voz

Resumo

Frases como “Precisamos dar voz a essas pessoas”, “Elas precisam ser escutadas” e tantas outras proliferam-se à sociedade, principalmente nos movimentos sociais de grupos que têm a humanidade (re)negada. As chamadas “minorias de direitos”, assim, criam estratégias de sobrevivência e de r(e)xistência em espaços vistos como monstruosos, como as ruas, esquinas, periferias, bailes funk, vielas etc. O pajubá – tecnologia transcestral e linguística criado pelas travestis – é um excelente exemplo em que as vozes que ecoam das paredes desses locais gritam palavras de ordem, defendendo o direito à vida e da margem como o centro. Portanto, este texto abordará algumas reflexões a partir da filosofia da expressão vocal, da filósofa e teórica Adriana Cavarero, em diálogo com o Neca (2021), de Amara Moira, monólogo totalmente escrito em pajubá, onde as vivências da sua puta-travesti são protagonizadas no palco da vida (e das ruas).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ádrian Ferreira Barboza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Letras: Linguagens e Representações, pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações (PPGL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESC). Ilhéus, Bahia, Brasil. Contato: adrianhenrique1920@gmail.com.

Marcus Antônio Assis Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - docente

Docente do Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL/UESB) e do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações (PPGL/UESC), da Universidade Estadual de Santa Cruz. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Contato: malima@uesb.edu.br.

André Luis Mitidieri Pereira, Universidade Estadual de Santa Cruz - docente

Professor pleno do Curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações (PPGL/UESC). Ilhéus, Bahia, Brasil. Contato: almpereira@uesc.br.

Referências

ARAUJO, Gabriela Costa. Bajubá: memórias e diálogos das travestis. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

BEZERRA, Iamni Reche. A desconstrução da Metafísica em Vozes Plurais, de Adriana Cavarero. Anuário de Literatura, Florianópolis, v. 26, 2021, p. 01-16.

BENEVIDES, Bruna G. Dossiê: assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2022. Brasília, DF: Distrito Drag; Antra 2023.

CAVARERO, Adriana. The desire for one’s storey. In: _____. Relating narratives. Storelling telling and selfhood. London: Routledge, 2000, p. 32 – 45.

CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: Filosofia da expressão vocálica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2014.

DIAS, Thiago. A política da voz e do dizer segundo Adriana Cavarero. Cadernos de Ética e Filosofia Política, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 57–68, 2021.

LIMA, Carlos Henrique Lucas. Linguagens Pajubeyras: re(ex)sistência cultural e subversão da heteronormatividade. Salvador: Editora Devires, 2017.

MACHADO, Ida Lucia. Reflexões sobre uma corrente de análise do discurso e sua aplicação em narrativas de vida. Coimbra: Grácio Editor, 2016.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e Escrita. Signótica. v.9, 1997. p. 119-145.

MOIRA, Amara. Neca + 20 poemetos travessos. Uberlândia: O Sexo da Palavra, 2021.

NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra. 2021.

OLIVEIRA, Sheila Elias de. A língua afiada da Aurélia. Revista Ecos, v. 32, ano 19, n.1, 2022, p. 211-226.

PASSOS, Maria Clara Araújo dos. Pedagogias das Travestilidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

PRADA, Monique. Putafeminista. São Paulo: Editora Veneta, 2018.

PRECIADO, Paul B. Mutidões queer: notas para uma política dos “anormais”. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

RAVENA, Isadora. Prototeses para travecometodologias de criação em arte contemporânea. Revista Poiésis, Niterói, v. 23, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/54912, Acesso em 17 jul. 2024.

SILVA, Jovanna Cardoso da. Bajubá Odara: resumo histórico do nascimento social de travestis e transexuais do Brasil. Picos: Jovanna Cardoso da Silva, 2021.

SOARES, Thiago Barbosa. A voz na Filosofia: um trajeto da voz como unidade do discurso filosófico. Memorare, Tubarão, v. 9, n. 2, jul./dez, 2022, p. 72-88.

VIEIRA, Patricio De Albuquerque. A prostituta: do universo bíblico à sociedade contemporânea. Anais III CONEDU: Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20055 . Acesso em: 18 jul. 2024.

Publicado

2024-12-21

Como Citar

Ferreira Barboza, Ádrian ., Antônio Assis Lima, M. ., & Luis Mitidieri Pereira, A. (2024). A Neca de Amara Moira: uma voz Pajubeyra. fólio - Revista De Letras, 15(2), 24-44. https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.15314

Edição

Seção

DOSSIÊ