“ESQUECIMENTO” E CONSAGRAÇÃO DE MARIO QUINTANA PARA UMA OUTRA HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA

Autores

  • André Luis Mitidieri
  • Patrícia Vitória Mendes dos Santos Araújo

Resumo

O presente estudo, de natureza bibliográfica, apresenta um levantamento de diversas histórias da literatura brasileira ou materiais relacionados ao tema, bem como de obras para-historiográficas, que apresentem visadas biobibliográficas ao poeta, a fim de analisar a postura da historiografia-literária brasileira em relação à figura de Mario Quintana. Procurou-se situar a história editorial do poeta gaúcho e também verificar qual é o tratamento ele que recebe na história literária nacional, a partir da hipótese de que as suas composições poéticas não recebem o devido registro em histórias da literatura ou em materiais contíguos. Ao longo do estudo, a premissa hipotética foi confirmada e, no intuito de apresentar novos olhares ao cânone nacional, este estudo tem por função primeira propor uma revisitação às considerações acerca da obra do poeta sul-rio-grandense, principalmente, àquelas relacionadas ao parâmetro crítico modernista, visando contribuir também para que os quintanares sejam devidamente apreciados no espaço da literatura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Mitidieri

Professor Titular de Literaturas Vernáculas no Curso de Letras e docente efetivo de Literatura e História no Programa de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Patrícia Vitória Mendes dos Santos Araújo

Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Mitidieri, A. L., & Araújo, P. V. M. dos S. (2018). “ESQUECIMENTO” E CONSAGRAÇÃO DE MARIO QUINTANA PARA UMA OUTRA HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2844