PROCEDIMENTOS NARRATIVOS EM “CONVERSA DE BOIS”

Autores

  • Cássio Roberto Borges da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O presente ensaio empenha-se em descrever os procedimentos narrativos adotados por Guimarães Rosa em “Conversa de Bois”, conto de Sagarana. Trata-se de um texto que, ao explorar intensamente os recursos da prosopopeia, emprega uma técnica de exposição que sobrepõe distintos estratos narrativos, enunciados paralelamente. No desfecho do conto, contudo, observa-se a reversão simultânea de ambos os processos, de tal forma que a convergência entre os planos discursivos resulta não apenas na dissolução das personificações, mas também na dispersão da individuação do protagonista, lançado em um devir animal. Pretendemos, portanto, efetuar alguns apontamentos sobre as especificidades que envolvem o manejo da convenção letrada na escrita de Rosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio Roberto Borges da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Membro do Programa de Pós-graduação em Letras: cultura, educação e linguagens da Uesb. Doutor em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Silva, C. R. B. da. (2018). PROCEDIMENTOS NARRATIVOS EM “CONVERSA DE BOIS”. fólio - Revista De Letras, 7(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2984