O CORPO LGBT PATOLOGIZADO: FRATURAS E DEGRADAÇÕES DO LUGAR DO SER EM UM CENÁRIO DE VIOLÊNCIAS

Autores

  • Ana Márcia Ruas de Aquino Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Hugo Mari

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v9i1.3251

Resumo

Pretende-se, com este texto, questionar o cenário social, político, linguageiro, cultural e histórico, que deve demandar posicionamentos de resistência no que concerne ao preconceito sexual vigente, capaz de rotular, destruir psicologicamente e até mesmo ceifar a vida de outros seres humanos, por razões ligadas a uma racionalidade subjetiva que encontra anuência em um discurso heteronormativo, sexista e homofóbico, ao reproduzir crenças, valores e desejos hetrossexualizados, com corpos rotulados por metáforas estigmatizadoras, nas relações de poder que se reforçam numa sociedade que tem como norma o hétero, descartando o homossexual e praticando ações homofóbicas paroxistas. No intuito de definir-lhe os aspectos atuais mais constantes, busca descrever o cenário da patologização do não heteronormativo e delinear, no contexto da heteronormatividade, a LGBTfobia, com categorias naturalizadas e manipulação de símbolos a essas categorias semânticas como reflexo da cognição humana, pela capacidade humana de categorizar e reproduzir categorias produtoras de sentidos metafóricos sexistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Márcia Ruas de Aquino, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-MG); mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Puc-MG. Bolsista da Fapemig.

 
 

Hugo Mari

Professor do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Puc-MG).

 

Downloads

Publicado

2018-03-27

Como Citar

Aquino, A. M. R. de, & Mari, H. (2018). O CORPO LGBT PATOLOGIZADO: FRATURAS E DEGRADAÇÕES DO LUGAR DO SER EM UM CENÁRIO DE VIOLÊNCIAS. fólio - Revista De Letras, 9(1). https://doi.org/10.22481/folio.v9i1.3251

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados