O POETA DA CIDADE & A CIDADE DO POETA: CARLOS PENA FILHO & O RECIFE

Autores

  • Júlio Cesar Tavares Dias Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

A cidade é constructo humano, e como tal é uma paisagem cultural que se contrapõe à natureza. Habitar a cidade em que nasceu é uma relação que contribui para a estabilidade emocional. As mudanças ocorridas na paisagem urbana podem criar, então, certo mal-estar nos seus habitantes. Carlos Pena Filho, em tempos de modernização do Recife, sente a necessidade de escrever sobre a cidade que ele vê e sente. Seu relato parece ver na cidade de seu tempo a de outros tempos históricos. O resultado é o poema “Guia Prático da Cidade do Recife”. Nossa comunicação se insere, então, nas relações entre Literatura, História e Geografia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Cesar Tavares Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutorando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Bolsista CNPQ. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Licenciado em Letras pela Universidade de Pernambuco – UPE. Professor da rede estadual. Email: juliocesartdias@hotmail.com.

 

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Dias, J. C. T. (2018). O POETA DA CIDADE & A CIDADE DO POETA: CARLOS PENA FILHO & O RECIFE. fólio - Revista De Letras, 6(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3274

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados