DESCRIÇÃO DE BODY LANGUAGE E APRENDIZADO DE LIBRAS

Autores

  • Joceli Rocha Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Neemias Gomes Santana

Resumo

 

Pessoas aprendem de formas diferentes. Os cadernos, blocos de notas e livros de cada estudante refletem diferentes estilos de aprendizagem e personalidades. As observações escritas, que posteriormente ajudarão na fixação de conteúdos estudados, se distinguem sobremaneira quando nos referimos a aprendizes de uma língua oral e de uma língua viso-espacial, como a Libras. Este trabalho traz uma análise das notas explicativas de quatro alunos de um curso básico de Libras, para ouvintes, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, no ano de 2012. As notas explicativas ajudam os alunos a revisar as informações, instruções e explicações passadas pelo professor durante a aula. Para a revisão de vocabulário de uma língua viso-espacial, o aprendiz precisa recuperar as informações sobre como cada sinal é formado. Objetiva-se, então, analisar a forma como os quatro alunos selecionados descrevem a realização dos sinais, considerando-se os cinco parâmetros articulatórios que os compõem.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joceli Rocha Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Neemias Gomes Santana

Professor Auxiliar da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Lima, J. R., & Santana, N. G. (2018). DESCRIÇÃO DE BODY LANGUAGE E APRENDIZADO DE LIBRAS. fólio - Revista De Letras, 6(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3279

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados