A HISTÓRIA DA ARGENTINA REVISITADA NA NARRATIVA PÓS-MODERNA: RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL, DE RICARDO PIGLIA

Autores

  • Thiana Nunes Cella Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Wellington Ricardo Fioruci Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

O romance Respiração Artificial, publicado em 1980, do professor e escritor argentino Ricardo Piglia, transita entre o tempo histórico e o ficcional, estratégia amplamente valorizada na literatura contemporânea ou pós-moderna, na qual a legitimidade dos discursos oficiais é repensada à luz de uma linguagem que os insere no espaço crítico e plural da arte. Desta forma, o presente trabalho busca mostrar como o referido romance revisita a história argentina e ao mesmo tempo problematiza questões como o conhecimento histórico, as noções de verdade, de narratividade e de autorreflexividade, aproximando-se, assim, da chamada metaficção-historiográfica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiana Nunes Cella, Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestranda em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste).

 

Wellington Ricardo Fioruci, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Assis). Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

 

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Cella, T. N., & Fioruci, W. R. (2018). A HISTÓRIA DA ARGENTINA REVISITADA NA NARRATIVA PÓS-MODERNA: RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL, DE RICARDO PIGLIA. fólio - Revista De Letras, 6(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3288