POR UMA GRAMÁTICA QUE PRIVILEGIE A PRODUÇÃO DO SENTIDO

Autores

  • Delvarte Alves Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Com base nos pressupostos teóricos defendidos por Cavalcante (2012), Ducrot (1987), Koch (2009), Marcuschi (2008) e outros autores, defende-se aqui o estudo de conteúdos gramaticais de forma contextualizada e funcional, a fim de permitir a necessária reflexão sobre os efeitos de sentido provocados pelo uso dos diferentes recursos expressivos de que dispõe nossa língua. O corpus, constituído de questões de provas de português para concursos públicos, elaboradas por Organizadoras como Cespe, FCC e Cesgranrio, sinaliza que, gradativamente, essas Instituições, na formulação das questões, abandonam o método gramaticalista, sobrepondo-lhe situações práticas da comunicação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delvarte Alves Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestrando em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Uesb.

 

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Souza, D. A., & Campos, L. S. (2018). POR UMA GRAMÁTICA QUE PRIVILEGIE A PRODUÇÃO DO SENTIDO. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3371