A PALAVRA PARA ALÉM DA NOTÍCIA: AS ACEPÇÕES DA PRIMAVERA ÁRABE NA IMPRENSA

Autores

  • Fábio Ferreira Agra Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Marcus Antônio Assis Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O presente trabalho faz uma análise da palavra e suas implicações dentro do discurso jornalístico, tendo como objeto a expressão Primavera Árabe, nome dado às revoltas que ocorreram no mundo árabe em 2011. A metodologia adotada na pesquisa parte da análise de conceitos sobre a palavra na perspectiva de Bakhtin e Pêcheux. Partindo dos conceitos de Mikhail Bakhtin acerca da palavra, observa-se que as acepções de determinados termos podem variar de acordo com o momento histórico em que a palavra é lançada, sendo susceptível a subjetivações do locutor, assim como a do interlocutor.  A expressão em si só não explica tais acontecimentos sem que haja uma interpretação dos fatos pelos sujeitos que produzem a notícia e daqueles que a consomem. Por isso a palavra pode adquirir várias acepções, dependendo do ponto de vista de quem a escreve e de quem a ler.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Ferreira Agra, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestrando em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Marcus Antônio Assis Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Agra, F. F., & Lima, M. A. A. (2018). A PALAVRA PARA ALÉM DA NOTÍCIA: AS ACEPÇÕES DA PRIMAVERA ÁRABE NA IMPRENSA. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3373