O ENTRECRUZAR DAS MÍDIAS COM OS CONCEITOS ADORNIANOS DE INDÚSTRIA CULTURAL E ESCLARECIMENTO: UM CONVITE À CRITICIDADE

Autores

  • Francisca Francione Vieira de Brito Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern)
  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern)

Resumo

As Mídias (ou Meios de Comunicação de Massa) conquistaram espaço ao se mostrar como veículo difuso de informações e de renovação das práticas comunicativas, ganhando evidência que perpassa a contemporaneidade. Discutir o que está nas entrelinhas de sua conjuntura nos possibilita compreender melhor a relação homem-mídia-sociedade. Com este artigo, objetivamos promover uma reflexão acerca dos efeitos socioculturais advindos das Mídias, através da seguinte questão: Sua presença maciça entre nós representa sempre ganho? Em busca da resposta, fundamentamo-nos na filosofia de Theodor Adorno & Horkheimer (1985) acerca da Indústria Cultural e do conceito de Esclarecimento, dos preceitos sobre Mídias em Castells (2007), Lévy (1999) e Setton (2010), e de sua ligação com a Educação através de Chauí (2000), Demo (2009), Moran (2012), Morin (2000) e Freire (2005, 2010). Concluímos que, apesar do homem se encontrar num contexto de desenvolvimento industrial tecnológico, ele está atrasado quanto à condição de sujeito esclarecido e emancipado, por deixar-se, muitas vezes, ser submetido à barbárie.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Francione Vieira de Brito, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

 

Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern)

Pós-Doutoramento no Laboratoire d'Etudes Romanes, na Équipe de Linguistique des Langues Romanes na Université Paris 8, France (2010-2011). Membro do GEPPE e GPET, professora do Departamento de Educação, docente permanente do PPGL e coordenadora do PROFLETRAS da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Brito, F. F. V. de, & Sampaio, M. L. P. (2018). O ENTRECRUZAR DAS MÍDIAS COM OS CONCEITOS ADORNIANOS DE INDÚSTRIA CULTURAL E ESCLARECIMENTO: UM CONVITE À CRITICIDADE. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3375