MULHER NA MÍDIA? ENTRE MODELOS E MINISTRAS

Autores

  • Maria do Carmo Almeida Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Adriana Maria de Abreu Barbosa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O presente texto busca identificar elementos ideológicos na construção discursiva da mídia com relação ao estereótipo da mulher. Nosso objeto de estudo é uma série de anúncios de lingerie, veiculada em propaganda televisiva, tendo como protagonista uma famosa modelo brasileira e a reação a essa série por parte da Ministra da Secretária das Mulheres. Desse modo, os textos analisados apontam formações discursivas em diálogo, ratificando o nosso pressuposto de que as identidades sociais de homens e mulheres revelam o conjunto de normas e valores que condicionam as representações e práticas sociais no intuito de moldar as características culturais de feminilidade e masculinidade. Para tal reflexão, tomamos como suportes teóricos os estudos de Bakthin (1999), Mussalim (2003), Rocha (2001) e Barbosa (2011). A discussão travada entre os discursos da propaganda e da política sobre os estereótipos femininos nos avalizam a afirmar que os estudos de gênero e a Crítica Feminista são necessários para uma ampla discussão.

 

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Almeida Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

 

 

Adriana Maria de Abreu Barbosa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora  Doutora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/DCHL, campus de Jequié. Coordenadora do Grupo de Estudos em Teorias do Discurso - GETED.

 
 

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Publicado

2018-04-03

Como Citar

Souza, M. do C. A., & Barbosa, A. M. de A. (2018). MULHER NA MÍDIA? ENTRE MODELOS E MINISTRAS. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3379