MULHER NA MÍDIA? ENTRE MODELOS E MINISTRAS
Resumo
O presente texto busca identificar elementos ideológicos na construção discursiva da mídia com relação ao estereótipo da mulher. Nosso objeto de estudo é uma série de anúncios de lingerie, veiculada em propaganda televisiva, tendo como protagonista uma famosa modelo brasileira e a reação a essa série por parte da Ministra da Secretária das Mulheres. Desse modo, os textos analisados apontam formações discursivas em diálogo, ratificando o nosso pressuposto de que as identidades sociais de homens e mulheres revelam o conjunto de normas e valores que condicionam as representações e práticas sociais no intuito de moldar as características culturais de feminilidade e masculinidade. Para tal reflexão, tomamos como suportes teóricos os estudos de Bakthin (1999), Mussalim (2003), Rocha (2001) e Barbosa (2011). A discussão travada entre os discursos da propaganda e da política sobre os estereótipos femininos nos avalizam a afirmar que os estudos de gênero e a Crítica Feminista são necessários para uma ampla discussão.
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