LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA: ENCONTROS FUNCIONAIS

Autores

  • Vanessa Mutti de Carvalho Miranda Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este estudo tem o objetivo de levantar características funcionais comuns à LIBRAS e à Língua portuguesa. A LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, reconhecida como meio legal de comunicação e expressão dos surdos no Brasil. baseou-se, primeiramente, na Língua de Sinais Francesa, que passou a ser divulgada a partir da segunda metade do século XVIII. Julgamos que, a partir do escopo teórico-metodológico do Funcionalismo linguístico, podemos assinalar traços que possam favorecer - da parte do ouvinte, o aprendizado da LIBRAS, da parte do surdo, a aquisição da escrita em português. Nossa proposta passa pelo reconhecimento da cultura do surdo, como meio de identidade de um segmento social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Mutti de Carvalho Miranda, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (Uesb).

 

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutor em Linguística Histórica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com pós-doutoramento em Funcionalismo Linguístico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Miranda, V. M. de C., & Campos, L. S. (2018). LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA: ENCONTROS FUNCIONAIS. fólio - Revista De Letras, 5(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3384