EVIDÊNCIAS DA CULTURA DE ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS EM NARRATIVAS E A FORMAÇÃO DO APRENDIZ AUTÔNOMO

Autores

  • Giêdra Ferreira da Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Joceli Rocha Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Sueid Fauaze Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Pesquisas sobre autonomia tornam-se imprescindíveis por revelar como conduzir o aprendiz a assumir responsabilidade pelo processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Compreendendo a dificuldade do aluno em se torna: autónomo, estudos relacionados à cultura de ensinar e aprender línguas ajudam a compreender como a independência na aprendizagem ocorre. Reconhecendo que não é simples a tarefa de descrever e alcançar autonomia (BENSON, 2001) e buscando meios adequados para realizar uma pesquisa nesse contexto, o trabalho investiga até que ponto os estudos relacionados à cultura de ensinar e aprender línguas contribuem Para a formação do aprendiz autónomo. Devido à natureza complexa do fenómeno, a metodologia utilizada é respaldada em abordagens de natureza qualitativo-pedagógica que analisam a visão dos participantes em relação ao fenómeno (MOITA LOPES, 1996). O estudo utiliza um corpus de narrativas do projeto AMFALE, que reúne pesquisadores interessados em aquisição de línguas estrangeiras e formação do professor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giêdra Ferreira da Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Assistente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Joceli Rocha Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Assistente da Uesb.

 

Sueid Fauaze, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Adjunta da Uesb.

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Cruz, G. F. da, Lima, J. R., & Fauaze, S. (2018). EVIDÊNCIAS DA CULTURA DE ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS EM NARRATIVAS E A FORMAÇÃO DO APRENDIZ AUTÔNOMO. fólio - Revista De Letras, 4(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3399