A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA DA LINGUAGEM

Autores

  • Cássia Eugênia Cardoso
  • Avanete Pereira Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O presente estudo buscará compreender a formação da identidade social pautado em teorias Bakhtinias da linguagem, bem como em autores que abordam a questão ainda que em meio a outras temáticas. O estudo é iniciado com a apresentação do percurso histórico de Bakhtin. Posteriormente, busca-se estabelecer a inter-relação entre identidades sociais e a teoria bakhtiniana da linguagem entendendo-a tanto como prática cognitiva quanto social, abrindo-se para a compreensão e explicação de variáveis que possibilitam um diálogo abrangente entre as diferenças. Em seguida, a análise recai sobre o conceito de identidade, a partir de outros autores, e o seu processo de construção e reconstrução relacionado aos conceitos bakhtinianos, sendo este o resultado da pesquisa; por último é tecida considerações finais acerca de todo escrito. Na realização deste trabalho foram utilizados autores que estudaram a temática, dos quais podemos citar, além de Bakhtin, a Doutora em Letras Maria Teresinha Py Elichirigoity; o Doutor em Psicologia Social Antônio da Costa Ciampa e o Doutor em Educação Tomaz Tadeu da Silva, configurando assim um trabalho pautado em uma metodologia de cunho bibliográfico. Os estudiosos citados apontam que o processo de construção e reconstrução de identidades é possível pela participação dos indivíduos nos grupos, bem como, pela forma que os mesmos agem e se relaciona em seu cerne.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Eugênia Cardoso

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

Avanete Pereira Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens. 

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Cardoso, C. E., & Sousa, A. P. (2018). A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA DA LINGUAGEM. fólio - Revista De Letras, 4(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3400