GÊNEROS TEXTUAIS: UMA OPÇÃO PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS ESCRITO PARA ESTUDANTES SURDOS

Autores

  • Ludimila Correia Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Lucas Santos Campos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

As transformações econômicas, sociais e culturais, naturalmente, provocam mudanças no cenário educacional. Para o contexto de estudantes surdos, em 2002, instaura-se no Brasil uma política em prol de uma linguagem específica, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), trata-se da lei nº 10.436/2002, que lhe assegura o status de língua e, ao mesmo tempo, aponta que ela não substitui o português. O Decreto Federal nº 5.626/2005 representa uma significativa contribuição para as pessoas surdas, pois, ao regulamentar a Lei nº 10.436/2002, institui a LIBRAS como primeira e o Português, na modalidade escrita, como segunda língua dos surdos; além disso, prevê a organização de turmas bilíngues, nos estabelecimentos de ensino. É nesse contexto, que se insere este trabalho que tem como objetivo apresentar um esboço de proposta para o ensino-aprendizagem de português escrito para alunos surdos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludimila Correia Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do sudeste da Bahia.

 

Lucas Santos Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professor Titular da UESB. Doutor em Linguística Histórica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-doutoramento em Funcionalismo Linguístico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

 

Downloads

Publicado

2018-04-03

Como Citar

Pires, L. C., & Campos, L. S. (2018). GÊNEROS TEXTUAIS: UMA OPÇÃO PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS ESCRITO PARA ESTUDANTES SURDOS. fólio - Revista De Letras, 4(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3402