AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA: ANÁLISE DE DOIS CASOS COLOMBIANOS NO CONTEXTO BRASILEIRO ENTRE DIFICULDADES E PROGRESSOS

Autores

  • Talita Vieira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Sueid Fauaze Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre os fatores que influenciaram a aquisição e aprendizagem de segunda língua para dois colombianos, um adulto e um adolescente, no contexto brasileiro. Durante o estudo, ambos os participantes residiam no Brasil e apresentavam desempenho linguístico diferenciado. Abordagens de autores, como Krashen, Schutz, Lightbown e Spada e outros, foram utilizadas para explicar o processo enfrentado por estes estrangeiros para aprender o português brasileiro. A coleta de dados foi feita por meio de questionário na qual os participantes apresentaram suas experiências, apontando os aspectos negativos e positivos enfrentados para aprender a língua alvo. Esta pesquisa objetivou identificar e compreender os fenômenos relatados e considerar este processo em outras situações de aprendizagem. Após a análise dos resultados, percebeu-se qual fator teve maior influência e como este fator determinou a diferença na aquisição e aprendizagem da língua entre os participantes.

 
 

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Biografia do Autor

Talita Vieira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

 

 

Sueid Fauaze, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

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Publicado

2018-04-03

Como Citar

Santos, T. V. dos, & Fauaze, S. (2018). AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA: ANÁLISE DE DOIS CASOS COLOMBIANOS NO CONTEXTO BRASILEIRO ENTRE DIFICULDADES E PROGRESSOS. fólio - Revista De Letras, 4(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3404