REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCRITA E DO ENSINO DA ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Propõe uma reflexão das representações que o professor tem da escrita e seu ensino, verificando até que ponto essas representações influenciam as orientações didáticas dos professores para o ensino da escrita em sala de aula. Utiliza como metodologia os relatos de vida de nove professores de Português do 7o ano, de escolas públicas estaduais, da cidade de Teresina-Piauí. Considera como suporte teórico o conceito de representação social do pesquisador Moscovici e seus colaboradores, bem como teorias da linguagem e diferentes concepções de língua e texto produzidas no interior da linguística. Mostra com a análise dos dados que, embora os relatos dos professores entrevistados tenham revelado a reprodução de antigas práticas de ensino, eles também revelam atos desses docentes que demonstram a preocupação e tentativa de eles mesmos introduzirem outras práticas que apontam para a direção de uma outra representação do ato de escrever e de ensinar a escrever.
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Publicado
2018-04-11
Como Citar
Soares, M. V. (2018). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCRITA E DO ENSINO DA ESCRITA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. fólio - Revista De Letras, 2(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3600
Edição
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados
Licença
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
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