PRÁTICAS DE LETRAMENTO E LEITURA

CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DA AUTONOMIA E CRITICIDADE DOS ALUNOS EGRESSOS DO PROEJA /2015 (IFNMG CAMPUS JANUÁRIA-MG)

Autores

  • Soraya Rocha Melo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Denise Aparecida Brito Barreto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4758

Palavras-chave:

Letramento; Práticas de leitura; PROEJA.

Resumo

Esta investigação do tipo ex-post facto buscou compreender as práticas de letramento utilizadas pelos docentes que ministraram aulas em diferentes disciplinas no PROEJA, no contexto do Curso Técnico em Comércio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, Campus Januária, em 2015. Destacou-se a grande responsabilidade do Instituto quanto ao letramento e a possibilidade de formação de futuros leitores, questionando as práticas utilizadas pelos docentes, a relação dessas práticas com a prática docente, as condições criadas para tal fim e a capacidade de fomentar nos alunos a criticidade em relação ao mundo e a própria leitura e escrita. Como instrumento para realização desta pesquisa optou-se pelo questionário, instrumento aplicado a seis (6) docentes do curso Técnico em Comércio do IFNMG, Campus Januária- MG. A Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, foi utilizada para analisar os resultados da pesquisa que nos apontou fragilidades com relação ao conhecimento de letramento, pelos docentes e, consequentemente, o trabalho realizado em sala de aula. A percepção de letramento na perspectiva de prática social, deveras restrita para os docentes, aponta que não foram desenvolvidas discussões e trabalhos que propiciassem a formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Rocha Melo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb).

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutora em Educação pela Universidade federal da Bahia (Ufba). Pós-doutorado em Educação na FPCE, Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Melo, S. R., & Barreto, D. A. B. (2019). PRÁTICAS DE LETRAMENTO E LEITURA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DA AUTONOMIA E CRITICIDADE DOS ALUNOS EGRESSOS DO PROEJA /2015 (IFNMG CAMPUS JANUÁRIA-MG). fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4758

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)