SERVIDÃO E SUPERAÇÃO

UM ESTUDO ACERCA DA PRESENÇA DA EMPREGADA DOMÉSTICA NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7439

Palavras-chave:

Clarice Lispector, empregada doméstica, invisibilidade

Resumo

Este estudo tem como objeto a figuração da empregada doméstica na obra de Clarice Lispector, pretende refletir as relações provenientes de um passado escravocrata brasileiro que desemboca na forma como se dá a contratação de empregadas domésticas até hoje. A doméstica está presente em contos e romances de Clarice, e ainda, em crônicas que publicou no Jornal do Brasil. Detivemo-nos a uma análise mais próxima das domésticas Augusta, do conto “Um dia a menos” e Janair, do romance A paixão segundo G.H. Sabemos que o trabalho doméstico também engloba o gênero masculino, entretanto, nesta abordagem, instituímos como recorte o trabalho doméstico desenvolvido apenas por mulheres por dois motivos: o primeiro está ligado a própria figuração na obra de Clarice, em que as personagens são do sexo feminino, o segundo se refere ao fato de o trabalho doméstico ser realizado majoritariamente por mulheres. Esperamos, desta forma, por meio da abordagem da obra de uma escritora que foi tantas vezes cobrada por não ter uma escrita engajada socialmente, contribuir para o debate acerca das relações que precarizam e desvalorizam o trabalho doméstico no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Ferreira Alexandre de Lima, UFPR

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Especialista em Literatura Brasileira pela mesma universidade (2009). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2020). Tem experiência como Gestora de Cultura e Professora nos cursos de Letras e História. Na área artística possui trabalhos como atriz, diretora e produtora cultural. 

Referências

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

___________. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

___________. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999a.

___________. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1999b.

___________. A bela e a fera. Rio de Janeiro: Rocco, 1999c.

___________. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

___________. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.

Organização Internacional do Trabalho. Trabalho doméstico no Brasil: rumo ao reconhecimento institucional. Brasília: ILO, 2010.

Downloads

Publicado

2021-02-15

Como Citar

Lima, P. F. A. de . (2021). SERVIDÃO E SUPERAÇÃO: UM ESTUDO ACERCA DA PRESENÇA DA EMPREGADA DOMÉSTICA NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR. fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7439

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados