PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UM CURSO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ÀS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS (LEA) SOBRE SUA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE INGLÊS PARA NEGÓCIOS A DISTÂNCIA UTILIZANDO RECURSOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7440Keywords:
English for business, DICT, Collaborative tasks, Active methodologyAbstract
Neste artigo, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa de doutorado sobre o ensino-aprendizagem de Inglês para Fins de Negócios (IFN) baseado em tarefas orais, em um curso a distância, utilizando recursos digitais. Um dos objetivos da pesquisa foi identificar as percepções dos alunos sobre sua aprendizagem, foco da discussão deste artigo. Os participantes foram alunos de um curso de graduação intitulado Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA), de duas instituições públicas, uma localizada no estado da Bahia, e outra no estado do Rio de Janeiro. O curso foi hospedado no ambiente virtual de aprendizagem Edmodo. A pesquisa foi embasada em Duddley-Evans e St John (1998), Ellis e Johnson (1994) referente ao IFN; Moran e Bacich (2018), referente à Metodologia Ativa; em Ribeiro (2008), relacionado à Aprendizagem Baseada em Problema (ABProb); em Moller e Huett (2012) para o Ensino a Distância (EaD) e em Ellis (2003), sobre Tarefas. Para realizar a pesquisa desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo-interpretativo. Para gerar os dados utilizaram-se questionários, entrevistas, tarefas gravadas em áudio e vídeo e relatórios reflexivos. Os resultados referentes às percepções dos alunos sobre sua aprendizagem indicaram que eles atuaram como protagonistas durante o processo de ensino-aprendizagem; em seus depoimentos, afirmaram que o material do curso contribuiu para o bom desempenho das tarefas de forma proativa. As percepções referentes à sua aprendizagem foram positivas, os alunos elogiaram o material didático, a dinâmica do curso e a contribuição das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para sua aprendizagem.
Downloads
References
ALMEIDA, M.E.B. Apresentação. In: BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. p. ix-xiii.
BACICH, L.; MORAN, J. Prefácio. In: BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. p. xv-xix.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo/SP: Edições 70, 2011.
COUNCIL OF EUROPE. Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment. Companion volume with new descriptors. Strasbourg: CUP (Provisional Edition), 2017.
DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M. J. Developments in English for specific purposes: a multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
ELLIS, M. ; JOHNSON, C. Teaching Business English. Oxford: Oxford University Press, 1994.
ELLIS, R. Task-based Language Learning and Teaching. Oxford: OUP, 2003.
FIRTH, A. The discursive accomplishment of normality. On lingua franca‟ English and conversation analysis. Journal of Pragmatics, 26, 1996. p. 237-259
GONZALEZ-LLORET, M.; ORTEGA, L. Technology-mediated TBLT Researching Technology and Tasks. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2014.
JOHNS; A. M. English for Specific Purposes: The state of the art (An online interview with) International Journal of Language Studies. V.9, n.2, 2015. p. 113-120.
LONG, M. A. role for instruction in second language acquisition. In: HYLTENSTAM, K.; PIENEMANN, M. (eds). Modelling and Assessing Second Language Acquisition. Clevedon, Avon: Multilingual Matters, 1985.
MORAN, J. Mudando a Educação com metodologias ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto - PROEX/UEPG, 2015.
MORAN, J. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: In: BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.). Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. p. 1-25.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: sistemas de aprendizagem online. Tradução: Ez2Translate. 3.ed. norte-americana. Revisão técnica: Renata Aquino Ribeiro. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
AUTOR. Análise de necessidades do uso da Língua Inglesa na execução de tarefas em uma empresa multinacional. São Paulo: PUC/SP, 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo/SP, 2010.
LITTO, F. M. A solução para o distanciamento social está à mão: EAD. In: O Coronavírus e a Educação a Distância: Compilação de matérias, reportagens e artigos sobre o uso de tecnologias em época de pandemia. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/noticias_ead/1697/2020/06/o_coronavirus_e_a_educacao_a_distancia> Acesso em: 15/08/2020.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008. e-book Kindle.
ROBINSON, C. R. ESP Today. A practitioner’s guide. New York: Prentice Hall, 1991.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na Educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SKEHAN, P. A cognitive approach to language learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.
TAILLEFER, L. A Business English Course in the Digital Era: Design and Analysis. In: MUÑOZ-LUNA, R.; TAILLEFER, L. (eds.). Integrating Information and Communication Technologies in English for Specific Purposes. Cham, Switzerland: Springer, 2018. p. 165-182.
VALENTE, J. A. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. v. 1. n. 1. Revista UNIFESO, 2014. p. 141-166.
VAN DEN BRANDEN, K. Task-based Language Education: from theory to practice. Cambridge: CUP, 2006.
VIAN JR., O. Ensino de inglês para negócios: diferentes abordagens para diferentes necessidades. theESPecialist, São Paulo, vol. 35, n. 2, 2014. p.22-41.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 fólio - Revista de Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.