UM ESTUDO SOBRE OS ESTEREÓTIPOS EM REDAÇÕES DO ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.8926

Palavras-chave:

Argumentação, Estereótipos, Gênero redação do ENEM

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a construção de estereótipos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio que versaram sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.” Do ponto de vista metodológico, o corpus deste artigo é composto por duas redações avaliadas com notas distintas (660 e 1000 pontos). A análise mostrou que os estereótipos mobilizados na redação nota 660 dialogam com enunciados anteriores caracterizados por reproduzirem discursos preconceituosos, excludentes e racistas. Por outro lado, os estereótipos construídos na redação que obteve nota máxima respondem a enunciados do campo da ciência e, portanto, fazem parte do universo de crenças e valores de muitos intelectuais. Desse modo, a investigação realizada neste trabalho demonstra a relevância, tanto do ponto de vista de acesso à universidade como do desenvolvimento de uma cosmovisão mais democrática e inclusiva, de se trabalhar estereótipos nas propostas de produção textual do gênero redação.

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Biografia do Autor

Edmar Peixoto de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Departamento de Letras Vernáculas (DLV/FALA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco Diego Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (UERN).

Maria Aparecida Porto Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2022-03-19

Como Citar

Lima, E. P. de, Sousa, F. D. ., & Bessa, M. A. P. . (2022). UM ESTUDO SOBRE OS ESTEREÓTIPOS EM REDAÇÕES DO ENEM. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.8926