UM ESTUDO SOBRE OS ESTEREÓTIPOS EM REDAÇÕES DO ENEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.8926

Palabras clave:

Argumentação, Estereótipos, Gênero redação do ENEM

Resumen

O objetivo deste trabalho é investigar a construção de estereótipos em redações do Exame Nacional do Ensino Médio que versaram sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.” Do ponto de vista metodológico, o corpus deste artigo é composto por duas redações avaliadas com notas distintas (660 e 1000 pontos). A análise mostrou que os estereótipos mobilizados na redação nota 660 dialogam com enunciados anteriores caracterizados por reproduzirem discursos preconceituosos, excludentes e racistas. Por outro lado, os estereótipos construídos na redação que obteve nota máxima respondem a enunciados do campo da ciência e, portanto, fazem parte do universo de crenças e valores de muitos intelectuais. Desse modo, a investigação realizada neste trabalho demonstra a relevância, tanto do ponto de vista de acesso à universidade como do desenvolvimento de uma cosmovisão mais democrática e inclusiva, de se trabalhar estereótipos nas propostas de produção textual do gênero redação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edmar Peixoto de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece); professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Departamento de Letras Vernáculas (DLV/FALA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (UERN).

Maria Aparecida Porto Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Citas

AMOSSY, R. A argumentação no discurso. Tradução de Angela M. S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2018.

AMOSSY, R. Argumentação e Análise do Discurso: perspectivas teóricas e recortes disciplinares. Tradução: Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio Ferreira. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n. 1, p. 129-144, 2011. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/389. Acesso em: 1 ago. 2020.

AMOSSYR, R.; PIERROT, A. H. Estereotipos y clichés. 1. ed. Tradução de Lelia Gándara. Buenos Aires: Eudeba, 2010.

AZEVEDO, DERMI. A igreja católica e seu papel político no Brasil. Estudos Avançados – Revista USP. v. 18, n. 52, 2004. Disponível em: https://www.scielo.brpdf/ea/v18n52/a09v1852.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

BAKTHIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra, notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

CASTRO, R. M. M.; BALDINO, J. M. O ensino religioso no Brasil: a constituição de campo disputado. Revista de Estudos da Religião (REVER) – PUC-SP. Ano 15, n. 02, jul./dez. 2015. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/rever/article/view/26185/18849. Acesso em: 17 set. 2020.

FELDENS, P. F. Preconceito religioso: um desafio à liberdade religiosa, inclusive expressiva. Revista Justiça e História. v. 6, n. 12, 2008. Disponível em: https://www.tjrs.jus.br/export/poder_judiciario/historia/memorial_do_poder_judiciario/memorial_judiciario_gaucho/revista_justica_e_historia/issn_1677-065x/v6n12/Microsoft_Word_-_ARTIGO_PRECONCEITO_RELIGIOSO...._Priscila_Feldens_-_ABNT.pdf. Acesso em 19 set. 2020.

LOPES-ROSSI, M. A. G. Tendências atuais em pesquisa de linguística aplicada. São Paulo: UNITAU, 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/scripts/prppg/la/5sepla/site/comunicacoes_orais/artigomaria_aparecida.pdf. Acesso em: 01 mar. 2019.

MACEDO, P. S. A. de.; CAVALCANTE, M. M. Estratégias de textualização na polêmica sobre culturas agrícolas no Brasil. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 303-320, já/abr. 2019. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1390. Acesso em: 1 ago. 2020.

PERELMAN, C; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado de argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

RABATEL, A. Homo narrans: por uma abordagem enunciativa e interacionista da narrativa. Tradução de Maria das Graças Soares Rodrigues, Luís Passeggi, João Gomes da Silva neto. São Paulo: Contexto, 2016.

RUIZ, M. A. A.; ARAÚJO, L. M. B. M. de. (orgs). Das condições de enunciabilidade no discurso científico: o caso dos estereótipos. Araraquara: Letraria, 2019.

SOUZA, F. F. de. Islamofobia brasileira online: discursos fechados sobre o Islam em uma rede social. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura, Ano 7, n 13, abr/set. p. 36-52. 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10458. Acesso em: 1 ago. 2020.

Publicado

2022-03-19

Cómo citar

Lima, E. P. de, Sousa, F. D. ., & Bessa, M. A. P. . (2022). UM ESTUDO SOBRE OS ESTEREÓTIPOS EM REDAÇÕES DO ENEM. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.8926