ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PERSPECTIVA DOCENTE NOS ESPAÇOS URBANO E RURAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9277Keywords:
Teachers, Emergency Remote Teaching; Languages; Digital Technologies.Abstract
This present paper aims to analyze the teaching process in two distinct educational contexts, rural and urban, furthermore understand how teachers from those educational environments handle the digital interfaces and the Literacies in emergency remote teaching in times of pandemic. It is a qualitative study with online questionnaires used for data collection and theoretically guided by Lemos e Barton e Lee, who offer significant studies concerning language and technology. This study intends to endorse the perspective of teachers regarding emergency remote teaching.
Downloads
References
ALENCAR, Maria Cristina Macedo. Breve panorama dos estudos de letramento(s) no Brasil - dos alfabetismos aos multiletramentos. Doi: 10.5212/Uniletras.v.37 e 1.0009. Disponível em: ttps://www.academia.edu/29072904/Breve_panorama_dos_estudos_de_letramento_s_no_brasil_dos_alfabetismos_aos_multiletramentos_Brief_overview_of_literacy_studies_in_brazil_-_from_literacy_to_multiliteracy_studies. Acesso em: 10 de jul. de 2021.
BARTON, David. LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Governo Federal. MEC, Brasília. 2017.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 07 jul. 2021.
BRASIL. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC no 343, de 17 de março de 2020, no 345, de 19 de março de 2020, e no 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 07 de jul. de 2021.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 07 de jul. 2021.
CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (org.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política. Belém: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/conteudo/sociedade-em-rede-do-conhecimento-%C3%A0-ac%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica. Acesso em: 22 de jun. 2021.
CASTELLS, Manuel. O digital é o novo normal. Disponível em: https://www.fronteiras.com/artigos/o-digital-e-o-novo-normal#:~:text=N%C3%A3o%20haver%C3%A1%20volta.,comunica%C3%A7%C3%A3o%20em%20 todas%20as%20 circunst%C3%A2 Ncias. Acesso: 08 de jul. 2021.
COELHO, Teixeira. Com o cérebro na mão: no século que gosta de si mesmo. São Paulo: Itaú Cultural: Iluminuras, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários às práticas educativas. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2015.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
KALANTZIS, M. COPE, B. Changing the role of schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. Cap. 6.
KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.
KLEIMAN, B. Angela. Preciso ensinar Letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Cefiel/ IEL/ Unicamp, 2005-2010.
LEMOS, André. O nascimento da cibercultura: A microinformática. In. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. - 5. Ed. – Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 101-126.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999. Disponível em: https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf. Acesso em: 26 de jul. de 2021.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa Interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA, VOL. 10, nº 2, 1994, p.329-338. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412. Acesso em 23 de jul. de 2021
MOLLICA, Maria Cecília de Magalhães. SILVA, Cynthia Aparecida Pereira Patusco Gomes. BATISTA, Hadinei Ribeiro. Sujeitos em ambientes virtuais. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the horizont, v. 9, n. 5. 2001. disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.
ROJO, Roxane. Multiletramentos, multilinguagens, novas aprendizagens. [Entrevista concedida a] GRIM, UFC- Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia, Universidade Federal do Ceará. Página 1 – 5 de 15 de out. de 2013. Disponível em: https://url.gratis/qCUdJM. Acesso em 5 de jul. de 2021.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: Diversidade cultural e de linguagens na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264p.
SEDUC. Secretaria de Educação de Estado de Mato Grosso. Professores da rede estadual terão notebook e internet paga por três anos. Notícias, de 23 de março de 2021. Disponível em: http://www3.seduc.mt.gov.br/-/16743002-professores-da-rede-estadual-terao-notebook-e-internet-paga-por-tres-anos. Acesso em: 10 de jul.de 2021.
SCHMITTM, Adriana R. V.; MARCOM, J. L. Rizzi. Letramento Digital em Tempos de Pandemia. In: SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, n.1, Edição v. 3, 2020, Chapecó-SC. ANAIS III SENPE. SC. 2020.Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SENPE/article/view/14893. Acesso em: 23 de jul. de 2021.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros / Magda Soares. - 3. ed. -
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
TAPIA, Alonso Jesus. A motivação em sala de aula: o que é, e como se faz. Tradução Sandra Garcia. 11 ed. São Paulo: Loyola, 2015. Disponível em: http://docplayer.com.br/30160563-A-motivacao-em-sala-de-aula.html. Acesso em: 26 jul. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 fólio - Revista de Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.