ARGUMENTAÇÃO EM VOZES QUE CONSTITUEM O CAMPUS AVANÇADO DA UERN DE PAU DOS FERROS

EFEITOS DE SENTIDO E RECURSOS DE PRESENÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9398

Palavras-chave:

Argumentação; Efeitos de sentido; Recursos de presença; Vozes.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a argumentação em discursos que constituem o Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) de Pau dos Ferros, tendo como foco a produção de efeitos de sentidos e recursos de presença. Utilizamos como fonte de investigação o Corpus “Vozes”, constituído durante os anos de 2011 a 2014 em pesquisa institucional de iniciação científica, financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), na UERN-Campus Avançado de Pau dos Ferros, Departamento de Letras. O aporte teórico advém das discussões apresentadas na obra tratado da argumentação: a nova retórica (OLBRECHTS-TYTECA; PERELMAN, 1993, 1996, 1999), dos estudos filiados aos estudiosos do tratado (REBOUL, 2004; SOUZA, 2008), da teoria dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003) e dos estudos sobre efeitos de sentido (SOUZA, 2003). A metodologia está situada no caráter descritivo e interpretativo, tendo como base para a análise os estudos teóricos apresentados nessa pesquisa. Para a análise, realizamos um recorte de dois discursos do corpus que ainda não foram analisados, a saber: ex-reitor e ex-professora. Os resultados sugerem que muitos argumentos e efeitos de sentido são revelados nos discursos produzidos, que começam dos fatos e narrativas que fundam a Universidade, da oposição do ontem e hoje, opiniões sobre a qualidade de ensino, administração, até às relações humanas. Por fim, esses sentidos são constituídos a partir dos recursos de presença no discurso, especialmente através das narrativas, pois, como diz Perelman (1993), a narrativa testemunha o efeito de presença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Rafael do Nascimento Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MEYER, M. A unidade da retórica e seus componentes: éthos, páthos, logos. In: A retórica. Tradução de Marly Peres. São Paulo: Ática, 2007.

PERELMAN, C. O império retórico: retórica e argumentação. Tradução de F. Trindade e R. A. Grácio. Porto: Ed, ASA. 1993.

______; Retóricas. Tradução de M. E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: A nova retórica. Tradução de M. E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Trad. Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SOUZA, G. S.; COSTA, R. L.; BARBOSA JUNIOR, F. F. A Argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. Ilhéus, n.2. p. 63-75, mai. 2012. [Acessível em http://www.uesc.br/revistas/eidea/revistas/revista2/06gilton.pdf].

_____, G. S. de. A argumentação nos discursos: questões conceituais. In: FREITAS, A. C. et all (Orgs.). Linguagem, discurso e cultura: múltiplos objetos e abordagens. Mossoró: Queima-Bucha/Edições UERN, 2008.

_____, G. S. de. O Nordeste na mídia: um (des) encontro de sentidos. Tese de Doutorado. 402 p. Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP. Araraquara: UNESP, 2003.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN. Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM). Pau dos Ferros. 2010. Disponível em http://www.uern.br:80/faculdade/faculdades.asp?item=faculdades.asp&f.

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

Nascimento Mendes, V. R. do. (2022). ARGUMENTAÇÃO EM VOZES QUE CONSTITUEM O CAMPUS AVANÇADO DA UERN DE PAU DOS FERROS: EFEITOS DE SENTIDO E RECURSOS DE PRESENÇA. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9398

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados