ARGUMENTAÇÃO EM VOZES QUE CONSTITUEM O CAMPUS AVANÇADO DA UERN DE PAU DOS FERROS
EFEITOS DE SENTIDO E RECURSOS DE PRESENÇA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9398Palabras clave:
Argumentação; Efeitos de sentido; Recursos de presença; Vozes.Resumen
Este trabalho tem por objetivo analisar a argumentação em discursos que constituem o Campus Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) de Pau dos Ferros, tendo como foco a produção de efeitos de sentidos e recursos de presença. Utilizamos como fonte de investigação o Corpus “Vozes”, constituído durante os anos de 2011 a 2014 em pesquisa institucional de iniciação científica, financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), na UERN-Campus Avançado de Pau dos Ferros, Departamento de Letras. O aporte teórico advém das discussões apresentadas na obra tratado da argumentação: a nova retórica (OLBRECHTS-TYTECA; PERELMAN, 1993, 1996, 1999), dos estudos filiados aos estudiosos do tratado (REBOUL, 2004; SOUZA, 2008), da teoria dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2003) e dos estudos sobre efeitos de sentido (SOUZA, 2003). A metodologia está situada no caráter descritivo e interpretativo, tendo como base para a análise os estudos teóricos apresentados nessa pesquisa. Para a análise, realizamos um recorte de dois discursos do corpus que ainda não foram analisados, a saber: ex-reitor e ex-professora. Os resultados sugerem que muitos argumentos e efeitos de sentido são revelados nos discursos produzidos, que começam dos fatos e narrativas que fundam a Universidade, da oposição do ontem e hoje, opiniões sobre a qualidade de ensino, administração, até às relações humanas. Por fim, esses sentidos são constituídos a partir dos recursos de presença no discurso, especialmente através das narrativas, pois, como diz Perelman (1993), a narrativa testemunha o efeito de presença.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MEYER, M. A unidade da retórica e seus componentes: éthos, páthos, logos. In: A retórica. Tradução de Marly Peres. São Paulo: Ática, 2007.
PERELMAN, C. O império retórico: retórica e argumentação. Tradução de F. Trindade e R. A. Grácio. Porto: Ed, ASA. 1993.
______; Retóricas. Tradução de M. E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: A nova retórica. Tradução de M. E. G. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Trad. Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SOUZA, G. S.; COSTA, R. L.; BARBOSA JUNIOR, F. F. A Argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. Ilhéus, n.2. p. 63-75, mai. 2012. [Acessível em http://www.uesc.br/revistas/eidea/revistas/revista2/06gilton.pdf].
_____, G. S. de. A argumentação nos discursos: questões conceituais. In: FREITAS, A. C. et all (Orgs.). Linguagem, discurso e cultura: múltiplos objetos e abordagens. Mossoró: Queima-Bucha/Edições UERN, 2008.
_____, G. S. de. O Nordeste na mídia: um (des) encontro de sentidos. Tese de Doutorado. 402 p. Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP. Araraquara: UNESP, 2003.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN. Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM). Pau dos Ferros. 2010. Disponível em http://www.uern.br:80/faculdade/faculdades.asp?item=faculdades.asp&f.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 fólio - Revista de Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.