OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UM CENÁRIO PANDÊMICO

Autores

  • Daniela Aparecida Araujo Alves Malaguti Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Adriane Martins Couto Rodrigues
  • Diógenes Cândido de Lima

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10659

Palavras-chave:

Ensino de inglês; Educação virtual; Pandemia; Desafios; Adaptação.

Resumo

No cenário pandêmico da COVID-19 surgiram novas formas de trabalhar, estudar e viver em sociedade. Na Educação, os impactos da pandemia causaram adaptações e reinvenções. Diante disso, esse artigo objetivou analisar e refletir criticamente as possibilidades, bem como, os obstáculos que os alunos, pais e profissionais da área têm enfrentado. Foi percebido que, nesse contexto pandêmico, a Escola precisa de políticas públicas capazes de mitigar todo o impacto causado, sendo necessário remodelar o currículo vigente de modo a atender as necessidades de alunos, professores e demais demandas atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPS GOOGLE. Como realizar videoconferências com o Google Meet. Disponível em: <https://apps.google.com/intl/pt-BR/meet/how-it-works/>. Acesso em 09/08/2021.

BRITISH COUNCIL. O ensino de inglês na escola pública brasileira. Instituto de Pesquisas Plano CDE. São Paulo: 1ª edição, 2015.

CANAL FUTURA. Impactos da pandemia na educação. Disponível em:< https://www.futura.org.br/impactos-da-pandemia-na-educacao/ >Acesso em: 03/08/ 2021.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa web sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus: Painel TIC COVID-19. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- 1. ed. -- São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021.

EADBOX. Diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas no EAD. 2020. Disponível em: <https://eadbox.com/ferramentas-sincronas-e-assincronas/>. Acesso em 09/08/2021

GIOLO. Jaime. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE - v. 34, n. 1, p. 073 - 097, jan./abr. 2018.

GRUPO BANCO MUNDIAL. Agindo Agora para Proteger o Capital Humano de Nossas Crianças. 2021. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/35276>. Acesso em: 03/08/2021.

OBSERVATÓRIO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Aprendizagem limitada e prejuízos na oralidade são alguns dos impactos da pandemia no ensino de inglês. Disponível em: <https://www.inglesnasescolas.org/headline/aprendizagem-limitada-e-prejuizos-na-oralidade-sao-alguns-dos-impactos-da-pandemia-no-ensino-de-ingles/ >. Acesso em: 05/08/2021.

OBSERVATÓRIO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Minha experiência trabalhando com turmas heterogêneas por meio das metodologias ativas. Disponível em: https://www.inglesnasescolas.org/experience/minha-experiencia-trabalhando-com-turmas-heterogeneas-por-meio-das-metodologias-ativas/ >. Acesso em: 05/08/2021.

OBSERVATÓRIO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Minha experiência: mídias digitais como recursos para o ensino de inglês. Disponível em: < https://www.inglesnasescolas.org/experience/minha-experiencia-midias-digitais-como-recursos-para-o-ensino-de-ingles/> Acesso em: 13/08/2021.

OBSERVATÓRIO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Uso de recursos tecnológicos no ensino de línguas deve crescer no pós-pandemia. Disponível em: <https://www.inglesnasescolas.org/headline/uso-de-recursos-tecnologicos-no-ensino-de-linguas-deve-crescer-no-pos-pandemia/>. Acesso em: 03/08/2021.

PASSERO, Guilherme; ENGSTER, Nélia Elaine Wahlbrink.; DAZZI, Rudimar Luís Scaranto. Uma revisão sobre o uso das TICs na educação da geração Z. Renote - Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/download/70652/40081>. Acesso em: 04/08/2021

PEREIRA, Marcio Donizeti; BARROS, Edjane Angelo. A educação e a escola em tempos de Corona Vírus. Scientia Vitae,v.9, n.28, p. 1-7, abr. /jun. 2020. Disponível em: < http://www.revistaifspsr.com/v9n2817.pdf>. Acesso em: 03/08/2021

Portal EBC. EAD em faculdades particulares deverá crescer mesmo depois da Pandemia. 2021. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2021-06/ead-em-faculdades-particulares-devera-crescer-mesmo-depois-da-pandemia> . Acesso em 11/08/2021.

QUEIROZ, Christina. Educação na pandemia. Revista Pesquisa Fapesp, 08 de junho de 2021. Disponível em: < https://revistapesquisa.fapesp.br/educacao-na-pandemia/> .Acesso em: 03/08/2021.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

SILVA, Maria José Sousa da; SILVA, Raniele Marques da. Educação e ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. E-book: Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos - Volume 03. Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 827-841. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74287>. Acesso em: 03/08/2021.

UNESCO. Comissão Futuros da Educação recomenda planejamento para reduzir desigualdades após COVID-19. Disponível em: < https://brasil.un.org/pt-br/85688-comissao-futuros-da-educacao-recomenda-planejamento-para-reduzir-desigualdades-apos-covid-19>.Acesso em: 03/08/2021.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Malaguti, D. A. A. A., Rodrigues, A. M. C., & Lima, D. C. de. (2022). OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UM CENÁRIO PANDÊMICO. fólio - Revista De Letras, 14(1). https://doi.org/10.22481/folio.v14i1.10659