OS DILEMAS E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA EM ÉPOCA PANDÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9521

Palavras-chave:

Dilemas; Desafios; Formação docente; Ferramenta Tecnológica; Pandemia

Resumo

Este  artigo  apresenta  considerações  de  uma  pesquisa  que  teve  como  problemática  central analisar os dilemas e os desafios na formação docente e no desenvolvimento das aulas neste cenário atual. Sendo assim, este  estudo  conduziu-se por meio de uma pesquisa qualitativa com três (3) professoras de escolas públicas do ensino básico, na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia. Por seu caráter exploratório, a pesquisa qualitativa provocou, nas entrevistadas, reflexão sobre o tema abordado, apontando aspectos subjetivos que constituem o seu fazer pedagógico. Priorizamos a abordagem qualitativa por ser a que melhor oferece condições de explorar a temática  aqui scocializada e por  atribuir, à nossa pesquisa investigação,  o aspecto descritivo. Nos  diálogos  realizados,  nesse  contexto,  os acontecimentos e as relações  sociais  foram analisadas pelas docentes para melhor  exporem os seus pensamentos e as suas ações sobre dilemas e desafios na formação docente.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Neide Cavalcante Guedes, Universidade Federal do Piauí (Ufpi)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada II da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Referências

APPLE, M... Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e de gênero em educação. Traduzido por: Tomaz Tadeu da Silva, Tina Amado e Vera Maria Moreira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

ANDRÉ, M.. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995.

BEHRENS, M... Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente, em MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica, Campinas: Papirus, 2000.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S.. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 2002.

CANDAU, V. M... Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A.F.B. e CANDAU, V.M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CARBONELL, J.. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

CASTORIADIS, C.. Encruzilhadas do Labirinto -II- Domínios do Homem. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1987.

CONTRERAS, J.. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CASTRO, A. M..; SEIXAS, A.M..; NETO, A... "Políticas educativas em contextos globalizados: a expansão do ensino superior em Portugal e no Brasil", Revista Portuguesa de Pedagogia, 44-1: 37 - 61.2010.

CHIZZOTTI, A.. Pesquisas em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1998.

ESTEVE, J. M.. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1995.

ESTEVES, M., RODRIGUES, A. Análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.

FERREIRA, L. G; FERRAZ, R. D.; FERRAZ, R.C.S.N. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio -Revista De Letras, v. 13, n. 1. 2021. P. 230.

FREIRE, P. Educação como prática para a liberdade. 17ª Ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

______. Pedagogia do oprimido. 32ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

___________. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1995

___________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FREIRE, P; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Cortez, 1975.

FREIRE, P. Educação e mudança. Traduzido por Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martins. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

Hargreaves, A.. Mudando professores, mudando os tempos: o trabalho dos professores e a cultura na era pós-moderna . Nova York: Teachers College Press, 1994.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, 1999.

GIROUX, H.. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GUEDES, N. C.. Currículo e prática: Tensões que se revelam no contexto da formação. Periferia. Educação, Cultura & Comunicação. UERJ v. 4 n. 1 p. 59-73, jan-jul 2012. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/8413/6235, acesso em 10/08/2020

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed: 2010.

LÉVY, P.. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARQUES, M. O.. A escola no computador: linguagem rearticulada, educação outra. Ijuí: Unijuí, 2006.

MORAN, J. M... Como utilizar a Internet na educação: relatos de experiências. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, p. 146-153, maio/ago. 1997.

MORIN, E.. Epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAND, D. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996.

MORIN, E.. O Método 3: O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

____________. Os Sete Saberes Necessários à Educação do

Futuro.2ed.São Paulo: Cortez: Brasília-DF:UNESCO,2000.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1992.

_________. (Org.). Vidas de professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, A.. O Regresso dos Professores. Pinhais: Melo, 2011.

OGLIARI, L. N.. Pesquisar é analisar dados: uma constante (re) construção da realidade. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; AUTH, Milton; MANCUSO, Ronaldo (Org.): Construção curricular em rede na educação em ciências: uma proposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

PERRENOUD, P.. Dez Novas competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora. 2000.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SACRISTÁN, J. G.; GOMÉZ, Angel I. P..; Compreender e transformar o ensino. Artmed, 1998

SACRISTÁN, J. G.. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SAVIANI, D.. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SZYMANSKY, H. (org). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Editora Plano, 2002.

TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

ZABALZA, M. A.. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

Barreto, D. B., & Guedes, N. C. . (2022). OS DILEMAS E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE : UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA EM ÉPOCA PANDÊMICA. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9521

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados