DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO

A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DO ALUNO DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9566

Palabras clave:

ensino remoto, ensino presencial, ethos discursivo, ensino-aprendizagem.

Resumen

Neste artigo, refletimos sobre a construção do ethos discente na relação do aluno no processo de ensino-aprendizagem, durante a pandemia, em aulas remotas síncronas e em aulas presenciais, numa escola de educação básica na capital paulista. Com esse intuito, apresentamos o conceito de discurso, ethos discursivo, cenografia, a partir da teoria de Maingueneau (2011, 2015 e 2020) para discutimos a constituição do ethos discursivo do aluno. A partir da análise de um relato feito pelos alunos, analisamos o ethos discursivo, mais precisamente as dimensões categóricas, experimental e ideológica (MAINGUENEAU 2016; 2020). Valemo-nos, ainda, dos estudos de Moran (2015) sobre o ensino híbrido, além de tecnologias digitais no ensino híbrido (SUNAGA; CARVALHO, 2015; COSCARELLI, 2020). Pela análise apresentada, foi possível constatar que o ethos discursivo dos sujeitos desta pesquisa revelam a consciências que eles têm do momento por que passa o mundo em virtude da Covid e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, sobretudo quanto aos desafios a serem enfrentados na prática pedagógica para a construção do conhecimento. O discurso apresentado pelos alunos corrobora para a ideia de que evidenciam um ethos mostrado em sua enunciação.

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Biografía del autor/a

Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2008). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou estágio pós-doutoral em Linguística (Análise do Discurso) pela Universidade Sorbonne Paris IV, sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau.

Moisés Moreira da Silva, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

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Publicado

2022-03-19

Cómo citar

Silva, S. L., & Silva, M. M. da . (2022). DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DO ALUNO DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9566