A CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS 50

Autores

  • Caroline Mallmann Schneiders Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

No presente estudo, procuramos desenvolver algumas considerações acerca do ensino de língua nos anos 50. Para tanto, buscamos fazer um estudo sobre um capítulo, em específico, denominado “Aspectos do ensino da língua”, pertencente à obra Introdução ao Estudo da Filologia Portuguêsa, 1ª edição, 1956, de Serafim da Silva Neto. O que nos interessa é a concepção de ensino de língua que permeia esse discurso científico que circulou no meio acadêmico de meados dos anos 50. Este recorte temporal foi delimitado por anteceder à institucionalização da Linguística enquanto disciplina no âmbito acadêmico, bem como por ser um período em que se tem um desprestígio do saber gramatical tradicional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Mallmann Schneiders, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Bolsista Reuni.

 

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Schneiders, C. M. (2018). A CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS 50. fólio - Revista De Letras, 3(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3567