A NOÇÃO DE CAPACIDADE ARGUMENTATIVA EM DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9324Palavras-chave:
Desenvolvimento de Capacidades. Ensino de argumentação. Distintas Tendências.Resumo
Este artigo visa a discutir o conceito de capacidade, refletindo sobre as contribuições das distintas vertentes encontradas na literatura para que se possa balizar como esses trabalhos apresentam o conceito de argumentação e sua aplicação no ensino. Essa reflexão se mostra oportuna por permitir colocar em questão os fundamentos que devem amparar o desenvolvimento das capacidades dos estudantes na escola e contribuir, em pesquisas futuras, para a organização de conteúdos e metodologias de ensino-aprendizagem da argumentação. A metodologia bibliográfica permitiu mapear, cotejar e discutir conceitos que englobam as noções de habilidade, capacidade e competência dirigidas exclusivamente ao ato de argumentar, tais como distintamente encontrados em Kuhn (1991), Golder (1992), Dolz (1994; 1996), Camps e Dolz (1995), Felton e Kuhn (2001), Hample (2003), Kuhn e Udell (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Azevedo (2013; 2016; 2019). Os resultados permitiram observar que as principais lacunas encontradas quanto ao ensino de argumentação sob o olhar das capacidades podem ser minimizadas pela compreensão de sua dispersão em distintas perspectivas.
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