NA AULA DE “INGREIS”

HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LÍNGUA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9377

Palavras-chave:

Dialogismo; Ensino de Línguas; História em Quadrinhos.

Resumo

Inserida no paradigma indisciplinar das pesquisas em Linguística Aplicada, neste trabalho, analisamos uma História em Quadrinhos (HQ) do personagem Chico Bento, intitulada Na aula de “ingreis”, com o propósito de discutir como a HQ constrói possibilidade para a construção de representação sobre a prática de ensinar língua, ser professor, ser estudante e, os possíveis desdobramentos desse tipo de material diante dos leitores. Os estudos dialógicos da linguagem à luz de Bakhtin e de seu Círculo são utilizados como principais aportes teóricos. O trabalho se configura como uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativa que segue uma abordagem qualitativa. Na HQ, temos a representação de um ensino de língua escolástico; uma professora reprodutora e aplicadora de conteúdo que se representa utilizando de castigos físicos, e estudantes que são os responsáveis pelo trabalho pouco produtivo.

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Biografia do Autor

Lívia Chaves de Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da mesma Instituição.

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Publicado

2022-03-19

Como Citar

Melo, L. C. de . (2022). NA AULA DE “INGREIS”: HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE LÍNGUA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA. fólio - Revista De Letras, 13(2). https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9377

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados