O uso da canção como categoria de análise e método de ensino da migração nordestina nas ciências humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e14268

Palavras-chave:

Canção, migrações nordestinas, ensino de ciências humanas

Resumo

O trabalho aqui presente tem como objetivo fazer uma discussão sobre a canção enquanto metodologia de ensino das migrações dos povos nordestinos no século XX a partir da obra do artista cearense Belchior. Para isso foi necessário leitura bibliográfica sobre: a) a canção enquanto recurso de ensino; b) migração da população nordestina, em especial os artistas musicais; c) a canção de artistas nordestinos como expressão cultural. Também foi feito uma análise sobre as propostas do debate de migrações em sala de aula de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Evidenciou-se que apesar de diversos estereótipos que a região Nordeste carrega, a canção de artistas locais pode servir como forma de instrumento que retrate as verdadeiras singularidades do lugar.

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Biografia do Autor

Erik Albino de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-Ufrn -Natal-RN- Brasil

Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, e Graduado em Geografia pela mesma instituição (2019). Tem experiência nas áreas de Geografia, Geografia Humana e Ensino de Geografia, faz pesquisa principalmente nos temas envolvendo Território, Territorialidades, Circuitos da Economia Urbana, Espaço Público, Ensino de Geografia, Geografia Econômica e Geografia Urbana

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Publicado

2024-09-29

Como Citar

DE SOUSA, E. A. O uso da canção como categoria de análise e método de ensino da migração nordestina nas ciências humanas. Geopauta, [S. l.], v. 8, p. e14268, 2024. DOI: 10.22481/rg.v8.e2024.e14268. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/14268. Acesso em: 21 dez. 2024.