O uso da canção como categoria de análise e método de ensino da migração nordestina nas ciências humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e14268

Palavras-chave:

Canção, migrações nordestinas, ensino de ciências humanas

Resumo

O trabalho aqui presente tem como objetivo fazer uma discussão sobre a canção enquanto metodologia de ensino das migrações dos povos nordestinos no século XX a partir da obra do artista cearense Belchior. Para isso foi necessário leitura bibliográfica sobre: a) a canção enquanto recurso de ensino; b) migração da população nordestina, em especial os artistas musicais; c) a canção de artistas nordestinos como expressão cultural. Também foi feito uma análise sobre as propostas do debate de migrações em sala de aula de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Evidenciou-se que apesar de diversos estereótipos que a região Nordeste carrega, a canção de artistas locais pode servir como forma de instrumento que retrate as verdadeiras singularidades do lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erik Albino de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-Ufrn -Natal-RN- Brasil

Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, e Graduado em Geografia pela mesma instituição (2019). Tem experiência nas áreas de Geografia, Geografia Humana e Ensino de Geografia, faz pesquisa principalmente nos temas envolvendo Território, Territorialidades, Circuitos da Economia Urbana, Espaço Público, Ensino de Geografia, Geografia Econômica e Geografia Urbana

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. O engenho anti-moderno: a invenção do Nordeste e outras artes. 1994. 500f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280137>. Acesso em: 20 jun. 2022.

ALMEIDA, J. A. de. Luiz Gonzaga para alfabetização de jovens e adultos - Curso De Formação De Alfabetizadores. UFS. São Cristóvão. Sergipe. 2005. Disponível em: <https://livrozilla.com/doc/1032501/luiz-gonzaga-para-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-de-jovens-e-adultos>. Acesso em: 20 jun. 2022.

ANDRADE, L. M. de A. de A.; LEAL, À. A. A. O Nordeste no ensino de geografia: Uma análise a partir de livros didáticos do sétimo ano do ensino fundamental. In: BRINDEIRO, F. O. da S.; CASTRO, A. Q. de. (Org.). Geografia e ensino: Saberes e práticas docentes. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021. p. 8-26.

ANDRADE, M. C. de. A Terra e o Homem no Nordeste. São Paulo: Editora Brasiliense, 1963.

BARROS, R. M. R.; MARQUES, L. C.; TAVARES, L S. P. A importância da música para o ensino-aprendizagem na educação infantil: reflexões à luz da psicologia histórico-cultural. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação? COLBEDUCA e II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar – CIEE, 2018, Braga e Paredes de Coura, Port. Anais... Braga e Paredes de Coura, Port, 2018. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/11348>. Acesso em: 18 de mar. 2021

BELCHIOR. Alucinação. Rio de Janeiro: Polygram, 1976.

BELCHIOR. Conheço meu lugar. Rio de Janeiro: Warner Brasil, 1979

BELCHIOR. Princesa do meu Lugar. Rio de Janeiro: Warner Brasil, 1980.

BERDOULAY, V. Espaço e cultura. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. p. 101-131.

BOMFIM, L. C. A Eclosão da Tropicália e os migrantes nordestinos. In: VI ENABET – Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2013, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2013. p. 295-302. Disponível em: <https://www.abet.m

us.br/download/AnaisVI_ENABET2013.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/i

mages/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2022.

DAMATTA, R. O que faz do brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.

PAULA, L. P.; SILVA, A. E. F.; NASCIMENTO, C. C. N. A potencialidade da linguagem musical no ensino de geografia: fluxos migratórios no Brasil na canção ‘Fotografia 3x4’ de Belchior. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 20, p. 284-301, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/869>. Acesso em: 18 jun. 2022.

PEREIRA, S. S.. A música no ensino de geografia: abordagem lúdica do semiárido nordestino – uma proposta didática-pedagógica. Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 16, n. 3, p. 137-148, set./ dez. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/7576>. Acesso em: 18 jun. 2022.

ROCHA, Í. G. V. da. A identidade cultural nordestina na música de Luiz Gonzaga a partir dos níveis fonéticos. Revista desenredos, Ano V, n 19. p.1-29, dez. 2013. Disponível em: <http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/19-Artigo-LuizGonzaga-Italo.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2022.

SANTOS, C. C. P. dos; COELHO, M. F. d’Ávilla. Música: Instrumento para o processo ensino aprendizagem. In: VI seminário internacional sobre profissionalização docente. Curitiba. Anais... Curitiba: ANPED, 2013 p. 21.502-21.510. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24675_13222.pdf>. Acesso em: 18 de mar. 2021.

SANTOS, M. A natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996

SILVA, U. V. Velhos caminhos, novos destinos: Migrantes nordestinos na Região Metropolitana de São Paulo. 2008. 178f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de São Paulo: São Paulo. 2008. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponive

is/8/8132/tde-27082009-162742/publico/UVANERSON_VITOR_DA_SILVA.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2022.

SOARES, O. P.. A música nas aulas de história: O debate teórico sobre as metodologias de ensino. Revista História Hoje, v. 6, n° 11, p. 78-99, 2017. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/325>. Acesso em: 10 jun. 2022.

SOUZA, M. L. de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

Publicado

2024-09-29

Como Citar

DE SOUSA, E. A. O uso da canção como categoria de análise e método de ensino da migração nordestina nas ciências humanas. Geopauta, [S. l.], v. 8, p. e14268, 2024. DOI: 10.22481/rg.v8.e2024.e14268. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/14268. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos