Uma trajetória da formação de professores de Geografia na História da Educação Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v5i3.e2021.e8609

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação de professoress, Ensino de Geografia

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da trajetória de formação dos professores de Geografia no Brasil. Utilizamos de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fazendo uso de leituras da História da Educação e Formação dos Professores de Geografia, para análise do objeto. Para tanto, nos apropriamos de leituras como Saviani (2005 e 2008), Frigotto (1998 e 2003) bem como a Legislação que rege a educação brasileira. Tendo em vista melhor compreensão da trajetória de formação dos professores de Geografia, utilizamos de discussões como Pontuschka (2007) e Cavalcanti (2020). A investigação tem como objetivo compreender os processos históricos da ciência geográfica no país no que tange à formação de professores para atuação na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Erica Vieira Souza, Universidade do Estado da Bahia-UNEB-Bahia- Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)/UNEB-Campus VI. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (GEPEGEO)/UNEB. Especialista através do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Geografia pela Universidade Candido Mendes (UCAM).Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela UNEB. Possui Magistério para atuação na Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência nas seguintes disciplinas: Geografia; Sociologia; Sociologia-Organização Social do Trabalho; Sociologia-Organização dos Processos do Trabalho; Filosofia; Filosofia-Ética e Direito do Trabalho; Filosofia- Metodologia do Trabalho Cientifico; Metodologia do Trabalho Cientifico; Popic; História; Gestão Ambiental-Desenvolvimento e Tecnologias Sustentáveis; Educação - Legislação, Defesa Ambiental e Impactos Socioambientais; Avaliação de Projetos; Gestão Escolar; Currículos e Práticas Pedagógicas. Atua pesquisando nas áreas de Educação e Geografia, Políticas Públicas Educacionais, Formação Docente, Livro didático de Geografia, O Lúdico no Ensino de Geografia, Metodologias Ativas no Ensino de Geografia, As Implicações da Indisciplina no Ensino de Geografia. Bolsista Fapesb. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6845-7272.

Najyla Betrine Batista Chagas, Universidade do Estado da Bahia-UNEB-Bahia- Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Campus-VI-Brasil.

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia-UNEB-Bahia- Brasil

Doutor em Educação (UFSCAR). Professor coordenador do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) /Campus VI-Brasil.

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Publicado

2021-11-21

Como Citar

SOUZA, E. V.; CHAGAS, N. B. B.; COSTA, G. B. A. Uma trajetória da formação de professores de Geografia na História da Educação Brasileira. Geopauta, [S. l.], v. 5, n. 3, p. e8609, 2021. DOI: 10.22481/rg.v5i3.e2021.e8609. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8609. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos