Uma trajetória da formação de professores de Geografia na História da Educação Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v5i3.e2021.e8609

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação de professoress, Ensino de Geografia

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da trajetória de formação dos professores de Geografia no Brasil. Utilizamos de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fazendo uso de leituras da História da Educação e Formação dos Professores de Geografia, para análise do objeto. Para tanto, nos apropriamos de leituras como Saviani (2005 e 2008), Frigotto (1998 e 2003) bem como a Legislação que rege a educação brasileira. Tendo em vista melhor compreensão da trajetória de formação dos professores de Geografia, utilizamos de discussões como Pontuschka (2007) e Cavalcanti (2020). A investigação tem como objetivo compreender os processos históricos da ciência geográfica no país no que tange à formação de professores para atuação na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erica Vieira Souza, Universidade do Estado da Bahia-UNEB-Bahia- Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)/UNEB-Campus VI. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia (GEPEGEO)/UNEB. Especialista através do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Geografia pela Universidade Candido Mendes (UCAM).Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela UNEB. Possui Magistério para atuação na Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência nas seguintes disciplinas: Geografia; Sociologia; Sociologia-Organização Social do Trabalho; Sociologia-Organização dos Processos do Trabalho; Filosofia; Filosofia-Ética e Direito do Trabalho; Filosofia- Metodologia do Trabalho Cientifico; Metodologia do Trabalho Cientifico; Popic; História; Gestão Ambiental-Desenvolvimento e Tecnologias Sustentáveis; Educação - Legislação, Defesa Ambiental e Impactos Socioambientais; Avaliação de Projetos; Gestão Escolar; Currículos e Práticas Pedagógicas. Atua pesquisando nas áreas de Educação e Geografia, Políticas Públicas Educacionais, Formação Docente, Livro didático de Geografia, O Lúdico no Ensino de Geografia, Metodologias Ativas no Ensino de Geografia, As Implicações da Indisciplina no Ensino de Geografia. Bolsista Fapesb. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6845-7272.

Najyla Betrine Batista Chagas, Universidade do Estado da Bahia-UNEB-Bahia- Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Campus-VI-Brasil.

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia-UNEB-Bahia- Brasil

Doutor em Educação (UFSCAR). Professor coordenador do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) /Campus VI-Brasil.

Referências

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz, 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. (s/d), A reprodução – elementos para uma teoria do sistema de ensino, Paris, Minuit, pp. 98- 142.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BAHIA. Lei nº 6677 de 26 de setembro de 1994. Disponível em:< http://www5.tjba.jus.br/juizadosespeciais/images/pdf/legislacao/LEI_6677_94-ESTATUTO_SERVIDOR_PBLICO.pdf>. Acesso em 01/12/2020 as 08h07 min.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2014.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 3).

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015.

BRITO, Regivane dos Santos, PRADO, Jany Rodrigues; NUNES, Cláudio Pinto. As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. In: Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracaju, v.10, n. 23, 2017. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6676>. Acesso em: 09/07/2019.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Professor de Geografia: Trabalho docente, formação e seus desafios. 9º webinar NEPST UNIVASF, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Xj2xbf0vSjs>. Acesso em 25 de setembro de 2020.

COSTA, Célio Juvenal; NEVES, Fátima Maria. A importância da história da educação para a formação dos professores da educação. In: Rev. Teoria e Prática da educação. v.15,n.1,p.1113-121,jan./abr,2012.

COSTA, Glauber Barros Alves. Cartografias do Programa Institucional de bolsas iniciação à docência (PIBID) de geografia no Brasil: O desenho da política pública e seus saberes. Tese (doutorado)-UFSC, São Carlos, 2019.

CUNHA, Ana Luiza, CORREIA, Luciana Oliveira, COSTA, Glauber Barros Alves. Universidade – o que é? A inconclusa saga por definições e concepções. In: Revista Cocar. V.14. N.30 Set./Dez., 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTILL, Pablo A.A. SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 6ª ed. Petrópolis: Editora vozes, 1998.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 5ª Ed. São Paulo, Cortez, 2003.

GADOTTI, Moacir. Educação e Poder: Introdução à Pedagogia do Conflito. São Paulo: Cortez, 1991.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Altas, 2002.

HILL, Dave. O Neoliberalismo Global, a Resistência e a Deformação da Educação. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.2, pp.24-59, Jul/Dez 2003. ISSN 1645-1384 (online) Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol3iss2articles/hill.pdf> Acesso em: 11 de mar. 2021.

LACOSTE, Yves. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Editora Papirus, 1988, tradução de Maria Cecília França.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.25, n.1, p. 11-20, jan./jun. 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib et al. Para ensinar e aprender Geografia. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. Uma breve história da formação do(a) professor(a) de Geografia no Brasil. In: Terra Livre, São Paulo, nº 15,p.120-144, 2000.

SANTOS, Milton. A esquizofrenia do espaço. In: _______. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 23ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. In: Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho 2008.

SAVIANI, Dermeval. As concepções pedagógicas na história da educação Brasileira. São Paulo: Campinas, 25 de agosto de 2005. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf>. Acesso em 10/09/2020 às 16h47 min.

SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; BRITO, Vera Lúcia Fernandes de; NUNES, Cláudio Pinto. Valorização docente na conjuntura do pós impeachement de 2016 no Brasil. Revista Cocar, v. 13. N.26. Mai./Ago./2019. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/index/>.

Downloads

Publicado

2021-11-21

Como Citar

SOUZA, E. V.; CHAGAS, N. B. B.; COSTA, G. B. A. Uma trajetória da formação de professores de Geografia na História da Educação Brasileira. Geopauta, [S. l.], v. 5, n. 3, p. e8609, 2021. DOI: 10.22481/rg.v5i3.e2021.e8609. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8609. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos