A educação em solos como contribuição ao debate dos ODS na disciplina de Pedologia, curso de Geografia da FCT/Unesp câmpus de Presidente Prudente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15592

Resumo

Em 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram implementados globalmente para enfrentar os impactos ambientais negativos causados pelas ações humanas. Contudo, a falta de investimentos compromete seu cumprimento. Nesse contexto, a Educação Ambiental desempenha um papel crucial ao sensibilizar a sociedade para os problemas ambientais, alinhando-se aos ODS. Entre as metodologias inovadoras, destaca-se o uso de ecotinta à base de solo, que alia arte, valorização do solo e práticas sustentáveis. Este artigo relata uma experiência prática realizada na disciplina de Pedologia, nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da FCT/UNESP, em Presidente Prudente, utilizando ecotinta como ferramenta pedagógica para promover a Educação em Solos e a conscientização ambiental em abordagens escolares alternativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BENTO, A. C.; PERUSI, M. C.; PEREIRA, A. N.; AL ZAHER, C.; ABRANTES, A. S. M.; TAVARES, L. M.; COSTA, F. A.; SILVA, W. S.; SPINELLI, J. A. Projeto Coloide: Educação ambiental + arte: uma equação positiva. 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp. Águas de Lindóia, SP. 2011. Anais eletrônico...PROEX/UNESP. ISSN nº 2176-9761. p. 615.

BRASIL. Relatório Nacional Voluntário. Brasília, 2024. 356 p. Disponível em: https://www.gov.br/secretariageral/pt- br/cnods/RNV_Brasil/portugues/RNV_BRASIL_COMPLETO.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.

CAPECHE, C. L. Educação ambiental tendo o solo como material didático: pintura com tinta de solo e colagem de solo sobre superfícies. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010. 59 p. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/883230. Acesso em: 15 jul. 2024.

COSTA, J. R.; PEDRON, F. A.; DALMOLIN, R. S. D.; SCHENATO, R. B. 2019. Field Description and Identification of Diagnostic Qualifiers for Urban Soils in Brazil. Rev. Bras. Ciênc. Solo 43. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcs/a/tTHKr43TLKcdVqZBKdfJ5zC/?lang=en. Acesso em: 20 jul. 2024.

EXAME – Environmental, social and Governance (ESG). Custo das mudanças climáticas é de US$ 22 bi por ano, diz presidente do BID. 2024. Disponível em: https://exame.com/esg/custo-das-mudancas-climaticas-e-de-us-22-bi-por-ano-diz- presidente-do-bid/. Acesso em: 20 jul. 2024.

LEINFELDER, R. Assuming responsibility for the Anthropocene: challenges and opportunities in education. In: Anthropocene: exploring the future of the age of humans. RCC Perspectives nº 3, 2013. p. 9-28. Disponível em: https://www.environmentandsociety.org/sites/default/files/seiten_aus_1303_anthro_web_0.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.

MMA - Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Histórico ODS (on-line). 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/acesso-a-informacao/informacoes- ambientais/historico-ods. Acesso em: 20 jul. 2024.

MORENO, M. PERUSI, M. C.; NUNES, J. O. R. Educação em geologia e ecotinta de terra: construção de escala do tempo geológico no curso de geografia. XI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (XI SBES). Palmeiras de Goiás/GO. 04-08 de dez. 2023.

MOURA, J. M.; SERAFINI, P. G.; NOBRE, A. C. S.; NOGUEIRA, G. M. F.;

MEDEIROS JÚNIOR, E. L.; REZENDE, J. F. D. Diagnóstico da adesão aos ODS no Brasil: uma análise da incorporação da Agenda 2030 nos governos estaduais e em suas capitais. In: XXV Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública. Lisboa, Portugal. 2020. p. 24-27.

MUGGLER, C. C.; SOBRINHO, F. A. P.; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 30. 2006. p. 733- 740. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcs/a/Nm8pcwCzY4dh87dzkzQKQ9z/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2023.

NAÇÕES UNIDAS. The Sustainable Development Goals Report 2024. Disponível em: https://unstats.un.org/sdgs/report/2024/The-Sustainable-Development-Goals- Report-2024.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.

NAÇÕES UNIDAS-BRASIL. ONU alerta: o mundo não está cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (on-line). 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt- br/272903-onu-alerta-o-mundo-n%C3%A3o-est%C3%A1-cumprindo-os-objetivos-de- desenvolvimento-sustent%C3%A1vel. Acesso em: 20 jul. 2024.

NUNES, J. O. R.; PERUSI, M. C. P.; FUSHIMI, M.; MORENO, M. S.; THOMAZINI, L. stabilização de erosão hídrica em Antropossolos com técnicas de bioengenharia na Área de Proteção Ambiental de Uso Sustentável do Timburi, município de Presidente Prudente, SP, Brasil. Revista Brasileira de Geomorfologia, v.24, n. ESPECIAL, 2023. 24 p. Disponível em: https://www.rbgeomorfologia.org.br/rbg/article/view/2325/386386825. Acesso em: 20 jul. 2024.

SAATH, K. C. O.; FACHINELLO, A. L. Crescimento da demanda mundial de alimentos e restrições do fator terra no Brasil. RESR, Vol. 56, nº 02. Piracicaba/SP. 2018. p. 195-212. Disponível em: https://www.scielo.br/j/resr/a/DdPXZbMzxby89xBDg3XCTgr/. Acesso em: 20 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

MORENO , M. dos S. .; PERUSI, M. C. . A educação em solos como contribuição ao debate dos ODS na disciplina de Pedologia, curso de Geografia da FCT/Unesp câmpus de Presidente Prudente. Geopauta, [S. l.], v. 8, p. e15592, 2024. DOI: 10.22481/rg.v8.e2024.e15592. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/15592. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático